conecte-se conosco

Paranaguá 376 anos

Mendonuto Food’s traz em seu DNA história, tradição e união familiar

4.ª geração da família Mendonça é a responsável pela continuidade do trabalho.

Publicado

em

“Meu avô vendia verduras e hortaliças. Em certo dia, o padre José Miguel conversou com ele e ambos tiveram a ideia de iniciar com a feira ali atrás da Catedral da cidade”, destacou Karolayne Xavier Mendonça.

Quem mora em Paranaguá já ouviu falar na Feira do Agricultor, também conhecida como “Feirinha da Catedral”.Este é o local ideal para que a população tenha acesso aos mais variados produtos de produtores rurais locais.

Em agosto, a feira completa seus 33 anos de existência e é impossível deixar de retratar a história da Mendonuto Food’s, que antes de vender seus deliciosos salgados, o negócio da família Mendonça era a venda de hortaliças para a população parnanguara.

Karolayne Mendonça explica que a Feira do Agricultor de Paranaguá iniciou com duas pessoas, uma delas era seu avô Pedro Mendonça e juntamente com o padre José Miguel, que na época era pároco da Catedral Diocesana de Paranaguá, no ano de 1991.

“Meu avô vendia verduras e hortaliças de porta em porta lá no centro de Paranaguá. Ele sempre estava por lá e certo dia, o padre José Miguel conversou com ele e ambos tiveram a ideia de iniciar com a feira ali atrás da Catedral da cidade”, destacou Karolayne Xavier Mendonça.

Durante 17 anos, o Sr. Pedro Mendonça e sua esposa Deolinda Mendonça ficaram à frente da feira e foi através de seu trabalho, que a população parnanguara pode ter acesso à diversos alimentos e produtos cultivados nas colônias do Litoral do Paraná, possibilitando a comercialização dos produtos dos agricultores.

Foi ele com seu protagonismo singular e simplicidade que fundou, com auxílio do pároco da Catedral a feira que se consolidou, a partir do projeto de lei nº 5903/21 realizado pela Câmara Municipal de Paranaguá, a Feira da Catedral como “evento social, econômico e patrimônio imaterial e cultural do município”.

Depois de muitos anos de trabalho dedicados à feirinha, o Sr.º Pedro se aposentou, mas a família que sempre trabalhou junto por anos, não iria deixar que a tradição da participação da família Mendonça, até então responsáveis pelo início da feira, acabasse, por isso, depois de seus pais, Kerolayne assumiu o ponto comercial da feira da família e deram continuidade ao negócio, mas com uma nova ideia e novos produtos.

Durante 17 anos, o Sr. Pedro Mendonça e sua esposa Deolinda Mendonça ficaram à frente da feira

Mendonuto Food’s: tradição e união familiar 

Após a aposentadoria de seu avô e pai, Karolayne não queria que a tradição da família Mendonça encerrasse na feira e após se casar, ela e o marido Vitor Hugo, decidiram continuar com o negócio, levando a tradição da participação da família, mas dessa vez levando a população produtos diferentes e de qualidade.

“Depois de trabalhar anos com meu pai, surgiu a oportunidade de trabalhar naquele mesmo lugar, só que com novos produtos. Foi então que eu e meu marido criamos a Mendonuto Food’s e começamos a trabalhar inicialmente com a venda de pastéis e salgadinhos, todos feitos a mão”, relatou Karolayne Mendonça.

Inicialmente, o casal trabalhava de forma manual, produzindo salgados com muito carinho para os clientes. Com o passar do tempo, a produção foi aumentando e pensando em como poderiam inovar surgiu a Mendonuto Food’s. Segundo Vitor Hugo, o nome Mendonuto surgiu da junção dos sobrenomes do casal: Mendonça e Canuto.

Conheça também a história: Os laços familiares passados de geração em geração da família Petenusso

“Nos casamos durante a pandemia, e quando o Vitor veio morar para o litoral do paraná, porque ele é lá de Santa Catarina, pensamos o que poderíamos fazer para melhorar o negócio juntos. Nisso veio primeiramente a ideia do nome, em unir nossos sobrenomes”, enfatizou Karolayne Mendonça. Logo em seguida, o próximo ponto de mudança foi a utilização de máquinas, para poder aumentar a produção de salgados para a feira.

A união desta família garante a tradição, os pais de Karolayne ajudam o casal até hoje, pois no sítio onde moram, na Colônia Maria Luiza, são plantados bananas e o palmito pupunha, que são utilizados nos pastéis da feira. Vitor Hugo contou que a preparação dos produtos para a feira ocorre durante toda a semana e que o casal tem um calendário com as atividades que devem ser realizadas no dia a dia e no dia da feira, levantam bem cedinho para poder deixar tudo muito bem organizado aos clientes.

“Nós nos programamos durante toda a semana e no dia da feira acordamos às três da manhã, organizamos os produtos, saímos da colônia e vamos até a cidade. Lá ficamos até umas 15h, que é quando retornamos”, ressaltou Vitor Hugo Canuto.

Desta forma o Mendonuto Food’s já está a quase 5 anos no coração do parnanguara, os produtos vendidos são ótimos e o melhor, todos sem aquele peso gorduroso, pois, os salgados são fritos em óleo de algodão, o que garante pastéis e salgados sequinhos e muito saborosos. Para chegar a esse nível de qualidade, o casal fez cursos e sempre se especializou na área de alimentos, para levar o melhor produto para a população.

A tradição familiar é um grande destaque nas receitas dos salgados da Mendonuto Food’s, uma vez que as receitas perpassam pelas gerações da família, que agora se encontra na quarta geração atuando na Feira do Agricultor da Catedral.

Portanto, os salgados possuem a marca da tradição da família Mendonça. O casal contou, que como a venda dos salgados na feira foi aumentando com o passar do tempo, algumas receitas foram adaptadas, o trabalho manual diminuiu e deu lugar às máquinas, mas mesmo utilizando o maquinário, a tradição continua como marca registrada.

A tradição familiar é um grande destaque nas receitas dos salgados da Mendonuto Food’s, uma vez que as receitas perpassam pelas gerações da família.

“Como o movimento aumentou, realizamos algumas adaptações nas receitas para que conseguíssemos transferir o processo para as máquinas, mas os segredos da família continuam sendo utilizados e as receitas foram minimamente alteradas”, enfatizou Vitor Hugo Canuto da Cruz.

Além de vender suas delícias na tradicional Feira do Agricultor de Paranaguá, a Mendonuto Food’s também aceita encomendas.

“Para aquelas pessoas que quiserem, também aceitamos encomendas dos nossos salgados, basta entrar em contato pelo WhatsApp: (41) 985079728”, destacou Vitor Hugo.

Produtos comercializados pela Mendonuto Food’s

Mini Salgados Congelados

  • Bolinha de queijo;
  •  Kibe;
  • Coxinha tradicional
  • Churros Recheado;
  •  Coxinha de aipim;
  •  Risoles de carne.

Palmito Pupunha In Natura

  • Palmito picado;
  • Palmito extra macio;
  • Palmito cabeça;
  • Espaguete de palmito;
  • Palmito em rodelas.

As diferentes opções de palmito in natura são possíveis adquirir apenas por encomenda.

Para você que gostaria de adquirir os produtos da Mendonuto Food’s basta entrar em contato pelo telefone: (41) 98507-9728.

Em alta