Na noite de terça-feira, 16, ocorreu uma reunião especial na sede da Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Paranaguá (ACIAP). O Conselho da Mulher Empreendedora e da Cultura (CMEC) realizou uma prestação de contas das atividades desenvolvidas pelo grupo neste último ano.
Em uma reunião prestigiada, a presidente do CMEC da ACIAP, Jacqueline Guimbala, fez uma apresentação do Conselho, suas integrantes e dos projetos em desenvolvimento. A criação do CMEC ocorreu em 2022 e hoje ele está presente em todo o território nacional. Atualmente, 15 mulheres compõem o CMEC da Aciap em Paranaguá.
Jacqueline Guimbala, presidente do CMEC, agradeceu sua diretoria, a associação e, principalmente, às empresas parceiras que apoiam os projetos. “Agradeço às empresárias do Conselho da Mulher Empreendedora e da Cultura da ACIAP pelo incansável trabalho voluntário que realizam para aprimorar nossa comunidade. Seu compromisso e dedicação são fundamentais para alcançarmos nossos objetivos de fortalecer as mulheres empreendedoras. Expressamos também nossa gratidão à presidência da ACIAP e às empresas associadas e apoiadoras por reconhecerem a importância do associativismo feminino e por colaborarem para o sucesso de todos. Juntos, estamos fazendo a diferença”.
Eloir Martins, presidente da ACIAP, destacou que o ponto alto da reunião foi a apresentação das atividades do CMEC. “Foi uma noite brilhante e muito produtiva das informações que foram dadas, não só pelas integrantes do CMEC, mas para todos nós. Então, a gente relembra da importância da mulher em todas as épocas, afinal ela cuida de todos, isso foi a frase que ficou, e tem que estar sempre presente para a nossa vida. Parabéns à Jacqueline e aos nossos patrocinadores que vieram em peso, acreditando sempre na Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Paranaguá. Então, hoje foram agraciados com um agradecimento e reconhecimento. Isso para nós é muito importante, que é a confiança nos projetos que a nossa instituição há 100 anos vem fazendo”, avaliou o presidente.
HOMENAGEADOS
Durante a reunião, a presidente do CMEC aproveitou para homenagear parceiros com o certificado de reconhecimento denominado “Empresa Amiga da Mulher”, por promover a igualdade de gênero e o empoderamento feminino em seu ambiente de trabalho.
As empresas homenageadas foram: PASA – Paraná Operações Portuárias; CBL – Companhia Brasileira de Logística S/A; Cattalini Terminais Marítimos S/A; Harbor Operadora Portuária; Rosibrás Comercial Atacadista de Bebidas e Alimentos; SEBRAE – Serviço Brasileiro de Apoio às Micros e Pequenas Empresas; Folha do Litoral News; Multitrans Transportes e Armazéns Gerais; e TCP – Terminal de Contêineres de Paranaguá S/A.
É a primeira edição desta honraria, promovida pela presidência e diretoria do CMEC, em que os representantes destas empresas receberam em uma noite especial. Segundo a presidente Jacqueline Guimbala, associativismo é colaboração.
Pérsio Souza de Assis, diretor da PASA – Paraná Operações Portuárias, agradeceu o reconhecimento. “CMEC vem juntamente com ACIAP fortalecer a mulher no mercado. Trabalho que tem como presidente Jacqueline Guimbala e juntamente com sua equipe tem feito um trabalho excepcional. Com vários projetos e citando a conquista do dia 21 de setembro, que é Lei Municipal, onde se comemora Dia do Florescer da Autoestima da Mulher. A Pasa se sente honrada de poder participar e colaborar com CMEC e nos sentimos felizes com a homenagem”, disse.
Michele Riquetti Tesser, gerente da Regional Leste do Sebrae Paraná, agradeceu a homenagem. “Qualquer causa vinculada ao empreendedorismo é uma causa que trata da nossa causa. A nossa pauta para trabalhar para o empreendedorismo é favorecer o ambiente de negócios para que novos negócios possam ser instalados e tenham sustentabilidade e competitividade. Então, a pauta do empreendedorismo feminino fala de uma história ainda mais complexa. Hoje, aquilo que representa os 45 mil CNPJ ativos no estado do Paraná, que representa uma força estratégica nessa economia, é cerca de 33%. O centro das empresas hoje é liderado ou são capitaneados por mulheres, que movimentam a economia, que geram renda, emprego e que fortalecem a nossa sociedade”.
José Paulo Fernandes, diretor-presidente da Cattalini Terminais Marítimos, contou que o desafio da empresa é, em pouco mais de cinco anos, ter 30% do quadro de funcionários sendo mulheres. “É uma satisfação estar nesse evento, prestigiando o CMEC, com a liderança das mulheres no empreendedorismo e no meio empresarial. E esse é um tema que é uma bandeira pessoal minha dentro da Cattalini. A gente tem um programa de Diversidade e Inclusão é um dos grupos que são prioritários para nós são os das mulheres. Nos últimos cinco anos nós dobramos a participação das mulheres no nosso quadro e a gente tem um desafio de até 2030 ter 30% no nosso quadro. Mas mais do que 30% no nosso quadro, a gente quer que a mulher participe do nosso time de liderança e gestão dentro da Cattalini”, contou.
José Humberto Ramos, diretor-presidente da Multitrans Transportes e Armazéns Gerais, reforçou o compromisso da empresa em continuar contribuindo com o trabalho do CMEC em Paranaguá. “É um prazer muito grande receber esse reconhecimento. Vamos continuar colaborando com o empreendedorismo feminino através do CMEC. É muito positivo e importante ter esse grupo de mulheres empreendedoras aqui da cidade. Vamos dar força e apoio para o trabalho delas, para que tenha mais reuniões e esse reconhecimento a nível nacional”, disse.
Alexandre Tavares de Andrade, sócio diretor da Rosibrás Atacadista, agradeceu a homenagem. “Honrado por receber essa honraria e principalmente a gente fica honrado em poder ajudar, em somar a essa brilhante causa que é o Conselho da Mulher Empreendedora e da Cultura da ACIAP, que é comandada pela nossa presidente Jacqueline. O CMEC tem feito muitos projetos, muitas ações em prol a nossa sociedade parnanguara, principalmente pelas nossas mulheres”, relatou.
Carlos Camillo Junior, gerente do Terminal da CBL em Paranaguá, parabenizou o CMEC e reforçou o apoio nas próximas atividades do conselho. “A gente fica muito feliz, lisonjeado com o agradecimento que eles nos fizeram e torcemos muito pelo projeto, para que elas consigam expandir e que a Jacqueline consiga seguir em frente com as ações. Não acredito que tenha diferença entre homem e mulher na profissão hoje em dia. As mulheres estão capacitadas, é muito comum a gente ver mulheres em altos cargos de gestão e queremos justamente apoiar esse tipo de projeto, assim como apoiar outros que sejam para a cidade de Paranaguá”.
Douglas Soares Pires, gerente da Harbor Operadora Portuária, também foi um dos homenageados da noite. “Recebo com o coração aberto, muito importante isso. Para nós é uma satisfação ver esse trabalho. Eu acho que durante muitos anos a mulher foi reconhecida pela maior dádiva de Deus, que é gerar um ser humano. Mas a gente verifica que a mulher é muito mais do que isso, a mulher hoje não é empreendedora, está à frente da linha de trabalho e o mercado já entende isso. Para nós é um prazer poder dar uma pequena contribuição, enxergando isso, obviamente, fomentando e levando esse trabalho singelo, firme e tão feminino, para a nossa empresa. Estamos muito satisfeitos e contentes, por isso e, obviamente, que vamos continuar fomentando da melhor maneira possível”, reforçou.
Lígia da Luz Fontes Bahr, gerente de Suprimentos da TCP, recebeu o reconhecimento em nome da empresa. “Receber esse reconhecimento em nome da TCP é muito significativo. Venho de uma família de mulheres muito fortes e é como a Jacqueline falou, uma puxa a outra, e juntas vamos mais longe. A gente inspira outras, permanecemos e nos envolvendo fazendo com que mais mulheres estão empoderadas, fortalecidas. E a gente ocupa o lugar que a gente quiser, então é muito gratificante estar aqui em nome da TCP, sendo uma das primeiras empresas que acolheu no CMEC”, disse.
Antonio Saad Gebran Sobrinho, diretor empresarial da Folha do Litoral News, recebeu a honraria Empresa Amiga da Mulher. “Divido este reconhecimento do CMEC com a Folha do Litoral, junto ao casal Marlene e Eloir Martins, presidente da Associação Comercial, que deram apoio incondicional a Jacqueline, presidente do Conselho da Mulher Empreendedora e da Cultura, e às demais empresas homenageadas que acreditam e apoiam um trabalho sério, servindo como referência para as associações comerciais”, destacou.
Confira algumas fotos: