Na noite de quarta-feira, 8, o Conselho da Mulher Empreendedora e da Cultura (CMEC) da Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Paranaguá (Aciap) promoveu o 1.º Café com Elas e marcou a abertura das comemorações dos 100 anos da Aciap. O evento reuniu cerca de 150 participantes e foi organizado juntamente por vários parceiros, que se uniram para uma noite de confraternização e outras atividades, assim como os seguintes apoiadores e parceiros: Folha do Litoral News, Instituto Peito Aberto, Confeitaria Vovó Virgínia, Terminal de Contêineres de Paranaguá (TCP), Aciap e Sebrae.
A presidente do Conselho da Mulher Empreendedora e da Cultura (CMEC) da Aciap, Jacqueline Guimbala, destacou a importância deste evento na cidade, sendo realizado no Dia Internacional da Mulher. “Abrimos as comemorações dos 100 anos da Aciap com um evento que define os propósitos do associativismo, que é o voluntariado, conectar e promover pessoas, colaborando com o crescimento econômico e social da nossa cidade. Hoje, especialmente no dia histórico dedicado às mulheres, queríamos dedicar esta data para todas as mulheres de sucesso que constroem os seus propósitos profissionais na missão de ajudar outras mulheres”, disse.
O evento teve início com uma palestra sendo realizada pela Jane Eyre Colombo da Cruz, da cidade de Maringá. Ela fez uma apresentação interativa, instigando o público feminino a relatarem experiências e situações vivenciadas, de acordo com os assuntos que eram abordados ao longo da palestra. “Falamos com as mulheres que são cuidadoras, as incentivadoras do projeto, do Instituto Peito Aberto. O presente que o Instituto quis dar para elas é esse olhar para si, elas ajudam tantas outras pessoas, mas como elas estão se cuidando, por isso eu trouxe um presente dentro da apresentação, que é uma instrução de como nosso cérebro funciona para que elas se identifiquem por dentro desse processo”, contou a palestrante.
A diretora-executiva do Instituto Peito Aberto, Fabiana Parro, comemorou o sucesso do evento e informou que a renda arrecadada no 1.º Café com Elas será revertida para as atividades que são desenvolvidas ao longo do ano no Instituto. “Pensamos em conjunto com o Conselho da Mulher Empreendedora e da Cultura da Aciap que, além de promover um café em prol do Instituto, onde o valor arrecadado será revertido para os projetos da instituição, então tem o lado beneficente também, em homenagem às mulheres e também fazendo uma homenagem a algumas mulheres que estão diretamente ligadas aos projetos do Instituto. Aproveitamos esse dia para homenagear essas mulheres, simbolizando todas as outras que nos ajudam”, frisou. São 89 mulheres atendidas pelo Instituto Peito Aberto, em Paranaguá, que conta com 30 voluntários capacitados.
Após a palestra, houve um momento de homenagens e na sequência foi servido o café, juntamente com alguns sorteios ao longo do evento. A DJ Cintya Costa (Alicij) animou a noite.
Cinco mulheres foram homenageadas no evento, por conta do apoio e ajuda que dão ao Instituto Peito Aberto ao longo do ano. São elas: Sueli Manzan Ramos; Marlene Janete Engmann Martins; Jamile Hamud Hamud; Isabelle Ewald Rossa e Simone Bavaresco. A empresa TCP, patrocinadora do evento, também recebeu uma homenagem das organizadoras.
Adriana Galeazzi Mendonça Xavier, coordenadora de Saúde, Segurança e Meio Ambiente da TCP reforçou a parceria no evento dedicado em homenagear as mulheres. “O Instituto Peito Aberto procurou a gente e passou a ideia do que seria o evento e de pronto nós já topamos, pois trata de um tema sensível, que é o empoderamento feminino, e que há a necessidade de você poder ajudar outras mulheres. Então, fechamos essa parceria que é muito importante para nós e já temos estimulado outros tipos de evento com o mesmo intuito. Hoje dentro do terminal, que é onde eu trabalho, a gente tem mais ou menos umas 300 colaboradoras e isso dentro da área portuária é difícil de ver, tendo em vista que é um setor predominantemente masculino, então eu tenho gerentes mulheres, coordenadoras mulheres, eu tenho cargos de mecânicos mulheres, e a gente vê isso de uma forma totalmente fora do contexto que percebemos no dia a dia, onde você contrata mulheres pela competência e não pelo gênero dela”, relatou.
A consultora de negócios do Sebrae PR no litoral do Paraná, Catiane dos Santos, parabenizou os organizadores do evento. “A Aciap, através do Conselho da Mulher Empreendedora e da Cultura, está de parabéns, nós não podemos deixar de apoiar instituições como o Instituto Peito Aberto, que apoia mulheres em momento tão difícil e eu acho que, 8 de março, tão simbólico que é o Dia da Mulher, é um momento onde a gente tem que trazer aquilo que está a flor da pele da mulher, que é a solidariedade, o cuidador do outro, eu acho que isso é uma obrigação social que nós temos, nada mais justo que a gente estar aqui trabalhando pelo próximo”, disse.
A presidente do CMEC da Aciap, Jacqueline Guimbala, finalizou seu discurso reforçando as qualidades de uma empreendedora, voluntária e, principalmente, de uma mulher. “Ser voluntária, envolve disponibilidade, altruísmo dedicação e boa vontade para impactar positivamente a vida de outras pessoas, costumo dizer que voluntários são na verdade vocacionados, realizam o bem sem nada esperar em troca, apenas pela realização do ato de o fazer. O café com elas é essa conexão para valorizar e reconhecer o que cada uma de nós é capaz de realizar para um mundo melhor, para nós mesmas e para as futuras gerações. Uma mulher sozinha tem poder, mulheres juntas têm impacto e mudam a história”, finalizou.
Confira as fotos do evento: