conecte-se conosco

Utilidade Pública

Paranaguá Saneamento descobre furto de água em Alexandra

A fraude no sistema de água é uma penalidade classificada como furto qualificado

Publicado

em

No domingo, 24, agentes fiscais da Paranaguá Saneamento detectaram mais uma ligação clandestina de água em Alexandra. Após denúncia, os técnicos e a Polícia Militar estiveram no local e verificaram que a ligação de água foi feita diretamente na rede, realizando o registro do Boletim de Ocorrência. O responsável pela fraude de água responderá por inquérito policial.
A concessionária estima um prejuízo financeiro de mais de R$ 50 mil referente aos meses de ligação clandestina, tendo como referência para o cálculo o uso de 13.800 m³.
A fraude no sistema de água é uma penalidade classificada como furto qualificado e é qualquer prática de adulteração que prejudique o funcionamento dos equipamentos de medição, lacres e tubulações. Os principais tipos de fraude são as ligações clandestinas de água, o abastecimento irregular de água a terceiros, além da violação do corte de água e colocação de bombas.
O supervisor operacional da Paranaguá Saneamento, Daniel Machado, juntamente com a equipe técnica, chegou ao local da fraude e identificou que se tratava de uma ligação clandestina feita diretamente na adutora de Alexandra.
A ligação clandestina de água foi realizada sem autorização por parte da Paranaguá Saneamento e sem emissão de conta de consumo. Esse tipo de procedimento traz inúmeros prejuízos, pois compromete seriamente o abastecimento provocando furos na tubulação e reduzindo a pressão da água para os moradores em Alexandra e de Paranaguá.
Segundo o Diretor Geral da Paranaguá Saneamento, Luis Afonso Bazzo, a fraude é o principal fator de baixa pressão e falta de água em algumas regiões da cidade, atualmente 50% das perdas são atribuídas à fraude no sistema de abastecimento. ”Estamos intensificando a contratação de equipes de fiscalização e aquisição de equipamentos de ponta para o “caça fraude” tanto em Paranaguá como em Alexandra e na Ilha do Mel”, explica Bazzo.
DOENÇAS HÍDRICAS 
Vale lembrar que a ligação clandestina, aumenta o risco de contaminação da água, uma vez que a tubulação fica exposta ou aterrada de forma irregular e pode ser contaminada pela fossa séptica e até mesmo pelo lançamento irregular de esgoto.
A fraude de água pode ser um agente causador de doenças hídricas na população, uma vez que a água consumida através dos famosos “gatos” pode ter tido contato com fezes de animais e até mesmo por produtos tóxicos.
DENUNCIE
As denúncias de fraudes podem ser feitas, anonimamente, junto à concessionária ou através do telefone 0800 6058 115, WhatsApp 99620-1113 e pela fanpage da empresa.
 

Da Assessoria
 

Publicidade










Em alta

plugins premium WordPress