A Estação Ferroviária, que está em obras de revitalização, terá o prazo de entrega estendido para abril de 2018. Isso se deve ao aditivo que a prefeitura, após uma análise, concluiu ser necessário para que os serviços de restauro no espaço sejam concluídos. O valor de R$1,7 milhão oriundo de repasse da Caixa Econômica Federal deve ser complementado com recursos da prefeitura. No entanto, o valor ainda não foi divulgado pela Secretaria Municipal de Planejamento e Gestão.
No mês de fevereiro, o prefeito de Paranaguá, Marcelo Roque, assinou a ordem de serviço que deu início à revitalização do prédio da Estação Ferroviária. No projeto está inclusa a cobertura, a parte elétrica e hidráulica, instalação de esquadrias e a pintura total da Estação Ferroviária. A empresa ganhadora da licitação, Pires Giovanetti Guardia Engenharia e Arquitetura, de São Paulo, conta atualmente com cerca de 22 funcionários para realizar os trabalhos.
O secretário municipal de Planejamento e Gestão, Silvio Loyola, afirmou que nesta semana foi realizada uma reunião que tratou da complementação do valor. “Teremos a reprogramação com a Caixa e, com isso, o aditivo de prazo, que irá precisar de, no mínimo, seis meses a mais. Ou seja, estava programada para outubro e agora a previsão é que seja entregue em abril de 2018, porque não fechamos ainda”, explicou Silvio.
Empresa está em processo de restauro das esquadrias de madeira
O projeto de revitalização foi realizado em 2015 e enquanto a obra não foi iniciada, o espaço sofreu atos de vandalismo, depredações, vidros quebrados, pichações e o acúmulo de lixo. Além do desmoronamento do telhado, o que só colaborou para o agravamento da situação. “Quando foi feito o projeto, ainda existia a cobertura, a realidade era diferente. O valor do aditivo ainda não foi fechado, ainda estamos fazendo os estudos junto com a empresa”, ressaltou Silvio.
SERVIÇOS EM ANDAMENTO
Hoje, a empresa está executando o restauro das esquadrias de madeira, itens que foram bastante danificados pela ação do tempo. “Toda a parte de restauro, limpeza e lixamento precisa ser feita com muito cuidado, caso contrário é quebrado. Os serviços na plataforma de embarque e desembarque também já foram iniciados”, completou Silvio. A próxima etapa consiste na compra do madeiramento para utilização na cobertura.
Ordem de serviço foi assinada pelo prefeito Marcelo Roque em fevereiro deste ano