Logotipo

Paranaguá oferece opções de lazer para quem não quer cair na folia no Carnaval

02 de março de 2019

Aquário estará aberto durante todo o Carnaval das 10h às 17h30

Compartilhe

Aquário Marinho, Santuário do Rocio, Mercados e outros espaços turísticos estarão abertos durante o feriado

O feriado prolongado de Carnaval acontece entre a sexta-feira, 1.º, até a quarta-feira, 6, concedendo vários dias para milhares de cidadãos e turistas caírem na folia em Paranaguá e nos municípios litorâneos. Apesar disso, muitos moradores e visitantes preferem uma opção mais tranquila de lazer, fugindo dos desfiles e bailes, e curtindo espaços culturais, religiosos, naturais e de entretenimento sem o “agito” da época, algo que poderá ser feito pelos milhares de turistas que virão ao município nos próximos dias. Confira as várias opções “lights” para “fugir” da folia:

AQUÁRIO

O Aquário de Paranaguá estará aberto durante todos os dias do feriado de Carnaval das 10h às 17h30. Animais do litoral paranaense, bem como Tubarões Bambu do Japão e o Jacaré de Papo Amarelo, podem ser apreciados pelos visitantes. “Moradores de todo o litoral paranaense pagam R$10 apresentando comprovante de residência. Crianças com menos de cinco anos não pagam entrada. Além do já famoso tanque de toque, onde é possível tocar nas raias prego, e dos nossos animais marinhos, você encontrará também cobras, aranha, sapos, lagartos, piranhas e muito mais”, informa a assessoria, destacando que há um espaço “kids” no local, com realidade virtual e outros atrativos para crianças.

ILHA DO MEL

A Ilha do Mel é um dos principais atrativos turísticos do Paraná e mais uma opção para quem curtir o Carnaval próximo da natureza. A Associação de Barqueiros do Litoral Norte do Paraná (Abaline), que é responsável pelo transporte de passageiros, disponibiliza embarcações todos os dias de Paranaguá até à ilha em vários horários entre às 9h30 e 15h30, pelo valor de R$ 53 com ida e volta. Informações podem ser obtidas pelo telefone (41) 3455-2616 ou pelo site http://www.abaline.com.br/. O terminal de embarque da Abaline fica localizado na Rua da Praia, 366, no Centro Histórico. 

Passeio de barco pelo Rio Itiberê e baía de Paranaguá é uma boa opção de lazer

ROCIO

Quem pretende um destino mais religioso pode visitar o Santuário Estadual de Nossa Senhora do Rocio, que fica aberto diariamente aos fiéis. O Santuário do Rocio fica localizado na Praça Thomáz Shennan, 211, no bairro do Rocio.

MUSEU

Localizado no Centro Histórico de Paranaguá, na Rua XV de Novembro, 575, o Museu de Arqueologia e Etnologia (MAE) de Paranaguá, mantido pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), é um dos principais atrativos do litoral para quem aprecia cultura e arte, localizado no antigo Colégio dos Jesuítas, com inauguração datada de 1755. O espaço passou a ser o primeiro museu universitário do Estado, em 1962, e abriga inúmeras exposições arqueológicas e artísticas. O MAE ficará aberto no sábado, no domingo e na terça-feira, das 8h às 18h.

MERCADOS MUNICIPAIS 

Através da sua Assessoria, a Prefeitura de Paranaguá destacou que o carro-chefe do feriado obviamente é o Carnaval que terá ampla programação, mas turistas também tem opções diferentes para curtir a data de descanso.

“O turista que vier a Paranaguá poderá aproveitar para fazer um passeio de barco pela baía de Paranaguá, conhecer a Ilha do Mel, a Ilha dos Valadares, as comunidades pesqueiras, o Aquário Marinho, o Aeroparque, o Mercado Municipal do Café, o Mercado do Artesanato, o Santuário Estadual de Nossa Senhora do Rocio, o casario colonial da Rua da Praia, as Igrejas históricas, entre outros. Paranaguá também possui vários estabelecimentos de lazer e entretenimento como cinema, shopping, bares, choperias e casas noturnas”, informa o município. 

Ilha do Mel deverá receber cerca de quatro mil turistas durante o Carnaval (Foto: Priscila Forone/PMP)

O município mantém vários espaços culturais e gastronômicos aos turistas e moradores. Um deles é o Mercado do Café, que abrirá suas portas sábado e segunda-feira, das 7h às 18h, e no domingo e terça-feira, das 7h às 15h, com baile de Fandango a partir das 22h no sábado, domingo e segunda-feira. O Mercado Municipal Nilton Abel de Lima funcionará todos os dias da 7h às 18h no térreo e das 7h à 1h da madrugada no primeiro e segundo piso. O Mercado Municipal do Artesanato abrirá no sábado das 9h às 17h, bem como no domingo e terça-feira, das 9h às 15h, fechando apenas na segunda-feira.

PASSEIO  DE BARCO PELA BAÍA E COMUNIDADES PESQUEIRAS

Segundo a prefeitura, todos os dias a Barcopar realiza passeio pela baía de Paranaguá e rio Itiberê, saindo do rio atrás do Palco Tutóia na Praça Mário Roque constantemente entre às 9h e 17h, com lotação máxima de oito pessoas e duração do passeio de uma hora e 20 minutos. “Outro atrativo é A Rede Caiçara de Turismo Comunitário que realiza passeios às comunidades pesqueiras pelas ilhas de Eufrasina, Valadares, Piaçaguera, Ponta do Ubá e Ilha de São Miguel, a visitação é feita mediante agendamento prévio pelo e-mail: tursustentavel@gmail.com ou pelo telefone: (41) 98454-9866 através do Ytalo Augusto”, destaca a assessoria do município.

O MAE ficará aberto no sábado, no domingo e na terça-feira, das 8h às 18h (Foto: Divulgação) 

Colunistas