Logotipo

Ilha do Mel: Expectativa de movimento é alta durante a Operação Verão

10 de janeiro de 2020

Confira os horários de saída das embarcações e planeje seu roteiro na ilha paranaense

Compartilhe

Um dos principais atrativos do Paraná, a Ilha do Mel é um lugar paradisíaco que encanta os turistas e mesmo a população da região. No fim do ano passado, o movimento no ponto de embarque, em Paranaguá e Pontal do Paraná, cresceu 30%. No entanto, o índice no começo de 2020 ainda não atingiu o objetivo daqueles que atuam no setor de turismo na Ilha. Apesar disso, a expectativa é alta até o Carnaval, feriado que tradicionalmente atrai muitas pessoas para a Ilha do Mel.

O morador nativo na Ilha e secretário na Animpo (Associação dos Nativos da Ilha do Mel), Felipe Andrews Gonçalves, analisou como tem sido as visitações nas últimas semanas. “O movimento na temporada de verão 2019/2020 está sendo bom, porém está mais fraco que o ano passado”, afirmou Felipe.

Lugar é um dos principais atrativos do Paraná (Foto: AEN)

Para ele, aumentar este número não é difícil, já que o destino tem belezas naturais e abrange um dos principais patrimônios ecológicos do País. “Acredito que a Ilha do Mel precisa de divulgação, a nossa divulgação hoje é o boca a boca dos turistas e cada comércio divulgando seu próprio estabelecimento. Antigamente, nossa Ilha era muito visitada por europeus e argentinos, hoje eu percebo que há muitos paulistas e a grande maioria é formada por curitibanos. Eu acredito no potencial do marketing, pois temos um destino turístico incrível na mão, porém precisa ser mais divulgado para fora do município e Estado”, explicou Gonçalves.

A terça-feira de Carnaval de 2020 será no dia 25 de fevereiro e a Operação Verão se encerra logo depois, no dia 1.º de março. O feriado é muito famoso na Ilha do Mel, data escolhida por muitos para aproveitar os dias de descanso.

“Temos uma expectativa boa para o Carnaval, acreditamos que será bom, todo ano o feriado na Ilha tem muito movimento de turista e neste ano não deve ser diferente”, constatou.

Segundo o morador, os turistas estão atrás de custo-benefício, ou seja, procuram as melhores escolhas para conhecer a Ilha dentro do seu orçamento. “Alguns não se importam em pagar caro, mas eles querem conforto e estrutura, por isso percebemos que aqueles comércios que não estão se estruturando, estão ficando para trás. Antigamente, a maioria era camping e hoje quase não existe mais camping, é tudo pousada”, observou Gonçalves.

O morador alertou também para a necessidade de melhorias no trapiche, que é a primeira impressão que o turista tem ao desembarcar, assim como para a manutenção dos pontos turísticos, a colocação de mais placas de informações, lixeiras e informativos.

“Se a Ilha do Mel for boa para os moradores, ela perfeitamente será boa para os turistas”, frisou Felipe.

HORÁRIOS DA TEMPORADA

Pontal do Sul/Ilha do Mel – todos os dias - das 8h às 19h a cada meia hora.

Ilha do Mel/Pontal do Sul - todos os dias - das 8h às 19h a cada meia hora.

Paranaguá/Ilha do Mel - todos os dias – 8h30, 9h30, 11h, 13h, 15h, 16h30 e 18h.

Ilha do Mel (Encantadas)/Paranaguá – todos os dias – 7h, 8h, 10h, 13h, 15h, 16h30 e 18h.

Ilha do Mel (Brasília)/ Paranaguá – todos os dias – 7h30, 8h30, 10h30, 13h30, 15h30, 17h e 18h30.

VALORES

Paranaguá / Ilha do Mel - passagem de ida e volta - R$ 53,00 (com taxa de embarque).

Pontal do Sul / Ilha do Mel - passagem de ida e volta - R$ 35,00 (com taxa de embarque).


Colunistas