Connect with us

Trânsito

Como estão os freios do seu carro?

Mecânico lembra a necessidade da total atenção com o item

Publicado

em

Muitos motoristas acabam lembrando de algumas partes dos carros apenas quando elas dão algum tipo de problema, sendo os freios uma delas. Por isso, os mecânicos dizem ser fundamental uma atenção maior a este importante componente do veículo, ressaltando que seu bom funcionamento é essencial para a segurança da dirigibilidade do carro.

O mecânico, Anderson Almeida, fez questão de frisar que a manutenção preventiva é a que vai assegurar a qualidade dos freios, porém, ele lembra a importância de saber frear para aumentar a durabilidade das pastilhas e do sistema de uma forma geral. “É muito comum encontrarmos motoristas sem experiência, ou que ficam um pouco nervosos durante a direção, que simplesmente pisam no pedal do freio com toda força, fazendo com que todos os passageiros sejam arremessados para frente, quase 'beijando' o painel, no caso da pessoa que está no banco da frente. É importante que os motoristas utilizem o freio de forma sutil”, diz.

Além de evitar acidentes, ao pisar de leve no freio, o motorista poupa o próprio sistema e também os pneus do carro. Uma outra dica muito importante, dada por Almeida aos motoristas para evitar desgastar o sistema de freios dos veículos, é utilizar sempre o freio motor, ou seja, manter o carro sempre engrenado, em marchas mais curtas para limitar a aceleração do veículo em declives. Utilizando esta técnica os motoristas conseguem diminuir o consumo do carro e também aliviar de uma forma geral os freios. “Utilizar aquela velha técnica de deixar o carro na banguela vai aumentar o consumo, sobrecarregar os freios, além de colocar a vida dos ocupantes do carro e demais pessoas no trânsito em risco, já que nesta situação o motorista pode perder o controle do veículo facilmente”, avisa.

O condutor sempre deve prestar atenção nos sinais que são mostrados por grande parte dos sistemas de freios dos automóveis. “Uma dica é sempre prestar atenção no comportamento dos freios quando os motoristas precisam frear mais fortemente ou durante uma subida ou descida mais acentuada. Nestes casos, caso a luz do freio de mão do carro pisque ou acenda, é um sinal de que as pastilhas dos freios já estão gastas, bem próximas de acabar, ou ainda pode indicar a existência de um vazamento de fluido de freio. Neste caso, é importante que o motorista procure a sua oficina de confiança para fazer esta troca o quanto antes”, concluiu.

Continuar lendo