conecte-se conosco

Trânsito

Ciclistas imprudentes ignoram semáforo

Flagrante mostra a ação perigosa e indevida que coloca em risco a segurança

Publicado

em

Em poucos minutos na Avenida Bento Munhoz da Rocha Neto, na região do bairro Samambaia, é possível observar ciclistas em ação imprudente não respeitando o semáforo instalado neste ano para oferecer segurança à população. De acordo com as leis de trânsito, lugar das bicicletas é no sentido dos carros e nas faixas laterais da via. Além disso, para a sua própria segurança, o ciclista precisa respeitar o semáforo, assim como os demais veículos.

Tendo em vista o alto número de cidadãos que utilizam a bicicleta como meio de transporte em Paranaguá, a prefeitura instalou dois semáforos dedicados aos ciclistas recentemente, um no cruzamento da Avenida Roque Vernalha com a Rua Conselheiro Corrêa e, outro, na
Alameda Coronel Elísio Pereira com Rua Djanira Gonçalves Souza.

 

MORADORES

Apesar destes não estarem em todos os locais onde foram instalados os semáforos comuns, a sinalização deve ser respeitada. Para Walter Abrantes, morador no Parque Agari, as condições de tráfego na via melhoraram bastante após a colocação do semáforo no Jardim Samambaia. “Melhorou muito, principalmente para quem quer atravessar, mães com crianças etc. É mais segurança para a população. Mas alguns ciclistas não obedecem ao sinal, atrapalham o trânsito, o que pode também prejudicar, além dele, o motorista que está passando”, analisou.

O cruzamento era um dos pedidos dos moradores, que não conseguiam atravessar a via com segurança, mesmo com a presença da faixa de pedestres, já que nenhum veículo parava. “O lugar realmente precisava de semáforo. Em horários de pico, no fim da tarde, por exemplo, não conseguíamos atravessar a via. Os ciclistas não respeitam. Mesmo se estivermos, enquanto motorista, na preferencial e com o sinal aberto para nós, a gente tem que parar para eles”, relatou Ronaldo Erded, morador no Porto Seguro.

Segundo Francisco Elieser Pereira Vasconcelos, que trabalha em um comércio bem próximo do semáforo em questão há dois anos, e citou a diferença de quando não havia semáforo e agora após a instalação do equipamento. “Ajudou bastante para quem mora de um lado da via e precisa ir até o outro lado buscar o filho na escola, por exemplo. Antes, dependíamos da boa vontade dos motoristas para pararem o carro. Mas, tem gente que mesmo com o sinal vermelho quer passar. Acho errado os ciclistas que passam no sinal vermelho, porque tem carro que pode estar no embalo devido ao sinal aberto e o motorista não vê”, observou Francisco.

Continuar lendo
Publicidade










Em alta

plugins premium WordPress