Trabalho
Vagas para temporários em Paranaguá devem aumentar 13%
Promoções de fim de ano chamarão a atenção dos consumidores
A perspectiva na melhora da economia local neste final de ano é a esperança para os empresários do comércio parnanguara em não fechar o ano amargando algum tipo de prejuízo. Entre os motivos que levam o lojista a crer em um futuro mais próspero está a entrada do décimo terceiro salário na conta de muitos trabalhadores, bem como a definição no campo eleitoral da cidade.
Para o presidente da Câmara Setorial do Comércio Varejista da Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Paranaguá (Aciap), Anwar Hamud, a economia no Paraná propiciará um aumento no número de vagas para o serviço temporário neste final de ano, situação que vai refletir também em Paranaguá. “O aumento no número de vagas deve ser em torno de 12 a 13%, quando comparado ao ano de 2015”, explicou.
Hamud acredita que os três próximos meses do ano serão decisivos para a economia local, tanto pela questão das eleições municipais como pela chegada das datas festivas como Natal e Réveillon. “Outro ponto atrativo para o consumidor serão as tradicionais promoções bombásticas que o comércio realiza em novembro. Além disso, o 13.º sempre é um 'colírio' para o comércio e muitos comerciantes deixam para fazer as maiores promoções nestas datas, quando existe a certeza de que o consumidor tem seu poder aquisitivo favorecido”, comentou.
Em razão de tudo aquilo que se projeta para os próximos meses, o período para abertura de vagas para os chamados trabalhos temporários vai iniciar em outubro e terminar em novembro. “No ano passado, no auge da crise, as contratações aconteceram bem mais perto do mês de dezembro”, recordou. Com a chegada do tempo de abertura de vagas, os currículos já estão chegando ao departamento de recursos humanos das empresas. “Em minha empresa, por exemplo, chegam à média de 40 a 50 currículos por mês, mas a quantidade tende a crescer nestes próximos meses em razão das contratações temporárias”, reforça.