Trabalho

Paranaguá registrou aumento de oferta de emprego três vezes maior do que a média do Paraná em 2018

Segundo dados do Ministério do Trabalho, somente em julho foram preenchidos 1.071 postos de trabalho no município

Apesar da crise econômica e dos números altos de desemprego registrados em todo o Brasil, segundo os dados do Ministério do Trabalho, por meio do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), Paranaguá está com saldo positivo na geração de empregos neste primeiro semestre de 2018. Atualizado até o final de julho deste ano, o CAGED destacou que o município teve um aumento de 3,65% no total de vagas admitidas no mercado de trabalho, enquanto a média do Paraná é de um acréscimo de 1,18%. Com isso, até julho deste ano, Paranaguá registrou aumento de oferta de emprego três vezes maior do que a média do Paraná.

Segundo os dados do CAGED, foram preenchidas 8.581 vagas de emprego em Paranaguá de janeiro a julho de 2018, enquanto houve desligamento de 7.334 postos de trabalho. O número é ainda mais positivo se comparados os dados de julho de 2017 a julho de 2018, quando se nota que o município teve a admissão no mercado de trabalho de 13.605 pessoas, enquanto se demitiram 12.313 pessoas, um aumento de 3,79% de empregabilidade.

Nos primeiros sete meses deste ano, que foram oficialmente contabilizados pelo cadastro do Ministério do Trabalho, um total de 8.581 pessoas foram empregadas formalmente em Paranaguá, enquanto 7.334 foram demitidas, o que gera um saldo positivo de 1.247 pessoas empregadas em 2018. Levando o contexto de percentual, houve um crescimento de emprego de 3,65% neste ano.

No último mês contabilizado pelo Ministério do Trabalho, que foi julho deste ano, se percebe que em Paranaguá foram admitidos formalmente em empregos um total de 1.071 pessoas. Apesar disso, 1.011 cidadãos foram desligados de suas funções no mesmo mês. Um crescimento mais tímido em comparação à média total de 0,17%.

2(66)Em julho deste ano, último mês contabilizado pelo CAGED, foram empregadas formalmente 1.071 pessoas em Paranaguá (Foto: Ivan Bueno/APPA)

O QUE É O CAGED

Segundo a assessoria do Ministério do Trabalho, o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED) foi criado pela Lei n.° 4.923/65, como forma de registro permanente de admissões e dispensa de empregados, sob o regime da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). Neste cadastro, há a divulgação das informações oficiais pelo site do Governo Federal em torno dos municípios, que podem ser analisados para se ter uma ideia da realidade regional da geração de emprego.

"É utilizado pelo Programa de Seguro-Desemprego, para conferir os dados referentes aos vínculos trabalhistas, além de outros programas sociais. Este Cadastro serve, ainda, como base para a elaboração de estudos, pesquisas, projetos e programas ligados ao mercado de trabalho, ao mesmo tempo em que subsidia a tomada de decisões para ações governamentais", finaliza o Ministério do Trabalho.

Você também poderá gostar

Paranaguá registrou aumento de oferta de emprego três vezes maior do que a média do Paraná em 2018

Fique bem informado!
Siga a Folha do Litoral News no Google Notícias.