Serviços da Polícia Civil devem ser transferidos para a Delegacia Cidadã em Paranaguá

21 de novembro de 2019

A Delegacia Cidadã em Paranaguá, em construção desde janeiro de 2018, está prestes a ser inaugurada no município. De acordo com a Polícia Civil do Paraná (PCPR), ainda não há data de inauguração, mas os serviços devem ser transferidos da 1.ª Subdivisão Policial (SDP) para a nova estrutura ainda neste ano.

Segundo a Secretaria da Segurança Pública do Paraná (Sesp), as obras estão em fase final de acabamento e mobiliário, e o prédio deve ser finalizado nas próximas semanas. A Delegacia Cidadã está localizada na Rua Domingos Peneda, na região do Aeroparque. O projeto prevê um novo conceito de atendimento da Polícia Civil do Paraná, com atendimento humanizado às pessoas que necessitam de suporte policial.

Para a Polícia Civil, a expectativa com a entrega da unidade é melhorar a qualidade de atendimento à população da região. “Todos os serviços da Polícia Civil prestados na 1.ª SDP serão transferidos para a Delegacia Cidadã, a princípio, já na segunda semana de dezembro”, reforçou a PCPR.

O novo espaço de segurança em Paranaguá tem três pavimentos e salas para atendimentos seletivos, com locais separados para o recebimento de vítimas e de agressores ou suspeitos, além de ambientes específicos para atendimentos especializados.

A estrutura de acesso à nova delegacia conta com piso tátil alerta e dimensional, guias rebaixadas e demais dispositivos de acessibilidade. Internamente, o espaço conta com elevadores e sanitários adaptados, de acordo com o estatuto da pessoa com deficiência.

ESTRUTURA

“A obra da nova unidade de Paranaguá é a Delegacia Cidadã padrão 3, com aproximadamente 1.800 m², e um investimento de R$ 5,4 milhões. O espaço vai contemplar todas as unidades especializadas da Polícia Civil, como o atendimento à Mulher, ao Idoso e ao Adolescente, a Divisão de Homicídios, o Instituto de Identificação, entre outros”, informou a Sesp.

Com o serviço do Instituto de Identificação, o serviço de emissão e atualização do documento de identidade deve ser facilitado e mais ágil para os moradores em Paranaguá. Atualmente em todo o Estado já são três delegacias cidadãs em funcionamento: Matinhos, Fazenda Rio Grande e Pinhais.