conecte-se conosco

Segurança

Obra da Delegacia Cidadã está 15% concluída em Paranaguá

Previsão de entrega é para o primeiro semestre de 2019

Publicado

em

A população de Paranaguá já pode conferir o início da construção da Delegacia Cidadã. No litoral do Estado, Matinhos já recebeu a unidade, inaugurada em abril de 2017. Antes mesmo da obra se tornar realidade, o Governo do Estado do Paraná já previa a construção desse modelo de delegacia em Paranaguá. A obra já está 15% concluída e reforçará os serviços de segurança pública aos moradores.

A delegacia de Paranaguá é um investimento de mais de R$ 5 milhões e a previsão de entrega é para o primeiro semestre de 2019. Segundo a Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Seil), as obras começaram oficialmente em janeiro deste ano. No entanto, apenas agora os moradores que passam pelo local, nas imediações do Aeroparque, podem visualizar o andamento da obra, que está na fase de concretagem. Daqui a cerca de um mês, a empresa começará a construir o segundo pavimento e a levantar as paredes.

De acordo com o contrato, a execução será realizada em 300 dias, prazo em que a edificação deve ser entregue para a Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp) para equipar o local. A Delegacia Cidadã em Paranaguá segue o padrão III, a maior do Estado, totalizando 1.700 metros quadrados.

ATENDIMENTO AO PÚBLICO

No térreo, ficarão as salas de atendimento ao público, plantão, investigação, cartório e defensoria pública. No andar superior, a estrutura abrigará as salas de delegados, de reuniões, chefia e demais departamentos administrativos. Segundo nota enviada pela Sesp, todas as etapas das obras serão acompanhadas e fiscalizadas pela Paraná Edificações.

Terreno do Governo do Estado terá prédio para funcionamento da delegacia e área para estacionamento

 

A Sesp afirmou, ainda, que a Delegacia Cidadã é uma mudança de conceito no atendimento da Polícia Civil à população, com espaços separados para receber vítimas e agressores/suspeitos, além de ambientes isolados para atender adolescentes, mulheres e idosos. Um posto do Instituto de Identificação também funcionará no local para agilizar a produção de carteiras de identidades.

A delegacia contará com piso tátil alerta e dimensional para pessoas com deficiência visual ou baixa visão e as calçadas no entorno do prédio terão guias rebaixadas. Internamente, o espaço terá elevadores e sanitários adaptados para pessoas com deficiência.

A Sesp esclarece que a delegacia cidadã no município não terá carceragens, apenas uma cela, pequena, para custódia provisória de presos e para quando for necessário colher os depoimentos para inquéritos policiais. A localização da obra é justificada por aquele ser um terreno do Estado que já conta com outros serviços do Governo.
 

Continuar lendo
Publicidade










Em alta

plugins premium WordPress