conecte-se conosco

Segurança

Heróis de Natal, soldados salvam homem que tentava suicídio em viaduto em Paranaguá

Soldados Robson Paiter e Karina Pereira Santos foram ágeis na ocorrência e impediram que um rapaz de 28 anos se suicidasse no viaduto da PR-407 no Jardim Esperança (Foto: Imagem cedida pela PMPR)

Publicado

em

Na tarde de sexta-feira, 21, soldados do 9.º Batalhão da Polícia Militar do Paraná (9.º BPM/PMPR) realizaram o salvamento de um homem que tentava se jogar do viaduto da PR-407, na região do Jardim Esperança, em Paranaguá. A equipe da PMPR passou pelo local e atendeu imediatamente a ocorrência, salvando uma vida quatro dias antes do Natal de 2018.

[videoyoutube]czlcgcsIwcE[/videoyoutube]

Vídeo cedido pela Polícia Militar

O rapaz, morador na Vila São Jorge, possui 28 anos e não teve a identificação divulgada. Ele foi salvo pela ação rápida dos soldados Robson Paiter e Karina Pereira Santos, que aproveitaram um momento de descuido e agarraram o rapaz pelas costas para retirá-lo da situação de suicídio. Ele foi encaminhado para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) por equipes do SIATE e SAMU e passa por acompanhamento médico e psicológico. 

[videoyoutube]zOWnfR5oioA[/videoyoutube]

Segundo o soldado Robson Paiter, o atendimento foi realizado rapidamente. "Foi uma situação atípica no nosso serviço, aonde nos deparamos com o cidadão em cima da ponte. Ao avistar paramos a viatura e nos deparamos com uma crise. Conversamos com ele, eu e minha parceria, a soldado Karina, dialogamos com o cidadão para chamar a atenção e intervir na situação", explica, destacando que a intenção era "ganhar tempo" para a chegada também das equipes do SIATE, SAMU, Corpo de Bombeiros e Guarda Civil Municipal (GCM) que colaboraram na ação de prevenção e combate ao suicídio. "Todos souberam atender a situação de crise. Acabei sendo o interventor na crise, conversei com o rapaz, que contou os desprezeres da vida dele, tentei falar um pouco de Deus, enfim, usamos de todas as artimanhas, do fato dele ter contado que ele tinha filhos", explica.

"Ele estava decidido a se jogar. Me aproveitei de um descuido dele e o agarrei pelas costas, jogando ele no chão. Me ralei um pouco, as pernas, o joelho, o cotovelo, mas a satisfação de ter salvo uma vida é muito grande. Ficamos emocionados, pois é uma vida", explica,  ressaltando que com a chegada de reforços ele aproximou as pernas para a beirada do viaduto e deixou a situação mais tensa, mas com o final feliz com a retirada dele do local. "Ele afirmou que sua esposa o tinha colocado para fora de casa. Demos palavras de ânimo para se aproximar dela e do filho, principalmente nesta época de Natal e Ano Novo que é importante estar junto com a família", complementa. 

"Qualquer descuido na ocorrência poderia não só concretizar a queda do rapaz, como também a minha. De repente poderíamos ter caído. Minha parceira também ajudou, fez força para tentar contê-lo. Quando o peguei, o rapaz ainda grudou no parapeito e tentou se jogar, mas as equipes colaboraram conosco", explica o soldado Paiter. "Conversei com ele na chegada no Pronto-Atendimento, que está mais calmo e parece que vai ficar ainda mais tranquilo", completa, destacando que o rapaz estava sóbrio e ciente durante toda a ação, ressaltando que o cidadão não negociou com sua parceira soldado por ela ser mulher, assim como sua esposa, com quem ele estava triste e revoltado. Segundo Paiter, a distração com a policial possibilitou a sua ação para o retirar da beira do viaduto. 

A soldado Karina, que atendeu a ocorrência juntamente com o soldado Paiter, ressaltou que o atendimento foi algo único na sua carreira. "Foi algo para se ter muito cuidado para se agir e evitar algo pior. Tivemos bastante calma, agimos bem e sem se precipitar", explica a policial, ressaltando que seu encaminhamento à UPA o permitiu ficar mais calmo e refletir com a situação. "Agradecemos todas as autoridades que colaboraram conosco", finaliza. 
 

Publicidade










Em alta

plugins premium WordPress