conecte-se conosco

Festa de Nossa Senhora do Rocio

Troca do manto da Mãe do Rocio reúne milhares de fiéis no Santuário

Missionário Redentorista, padre Joaquim Parron, reitor do Santuário do Rocio, deu início às atividades da Festa do Rocio 2017

Publicado

em

Na noite de sábado, 4, foi iniciada oficialmente a Festa Estadual de Nossa Senhora do Rocio 2017 com a missa de abertura com a troca do Manto da Mãe do Rocio e apresentação da imagem à comunidade católica parnanguara e paranaense. O missionário redentorista e reitor do Santuário do Rocio, padre Joaquim Parron, e o missionário redentorista, Irmão Jorge Tarachuque, celebraram a missa, em que destacaram que o novo manto representa o carinho do povo à Mãe de Jesus, trazendo consigo a imagem de Nossa Senhora Aparecida, que completou 300 anos em outubro de 2017.

 

 

Segundo o padre Joaquim Parron, o novo manto é colocado na santa para celebrar a Festa do Rocio e as novenas realizadas durante todo o evento.

“Neste ano o manto tem um significado especial com a imagem da Nossa Senhora Aparecida, Padroeira do Brasil, que comemorou 300 anos da aparição da Imagem em Aparecida do Norte, São Paulo. Além disso, ele possui um significado de carinho dos fiéis à Mãe de Jesus Cristo”, completa.

 


Santuário do Rocio ficou lotado de fiéis

 

Além do novo manto, foram apresentados aos fiéis outros dois, que serão utilizados exclusivamente no dia da Procissão Marítima (12 de outubro) e na 204.ª Procissão Solene de Nossa Senhora do Rocio (15 de outubro), quando a Santa sai do Santuário e chega até a Catedral Nossa Senhora do Rosário, no Centro Histórico, atraindo dezenas de milhares de fiéis para as ruas de Paranaguá. Assim como nos últimos anos, o manto foi produzido artesanalmente por Rosy Maria Kossatz, moradora na Costeira e devota de Nossa Senhora do Rocio.

“Esta abertura da festa é muito esperada pelo parnanguara e pelo paranaense, assim como a abertura das novenas da Nossa Senhora do Rocio que iniciaram na segunda-feira, 6, às 6h, quando a nossa Igreja fica até pequena para tantos fiéis, onde colocamos até mesmo um telão na parte de fora. Já neste primeiro dia tivemos muito fiéis e romeiros chegando ao Santuário para aclamar a Mãe do Rocio”, afirma o padre Joaquim Parron.

A partir de segunda-feira, 6, são realizadas novenas diariamente no Santuário do Rocio às 6h, às 9h, 15h, 18h e 19h. “São cinco celebrações diárias até o próximo dia 14”, completa o reitor.

“Jesus nasceu de Maria e ela trouxe Cristo para o mundo. Nossa Senhora do Rocio é uma mensagem de esperança e de paz para todos nós. A Mãe do Rocio direciona a sua imagem para Jesus e para que cada vez mais o povo possa se amar. Então queremos convidar as pessoas a participar conosco e fazer deste momento um fruto de paz, amor e justiça entre as pessoas”, finaliza o padre Parron.

 

EMOÇÃO E FÉ

Antonio dos Santos, carpinteiro, morador em Fortaleza, Ceará, informou que já veio duas vezes a trabalho para Paranaguá e em ambas as oportunidades aproveitou para visitar a Festa de Nossa Senhora do Rocio.

 


Antonio dos Santos, de Fortaleza, visitou pela segunda vez a Festa do Rocio e destaca importância da fé

 

“Eu sou católico e vir aqui é muito bom, independente da religião. Quando eu venho para Paranaguá sempre visito o Santuário do Rocio. Neste momento conturbado do mundo, é importante vir aqui e receber uma mensagem de positividade e fé”, destaca.

 

 


Natália Miranda Borba, residente na Vila Guarani, frequenta a Festa de Nossa Senhora do Rocio há 45 anos

 

“Achei linda a missa e a troca de Manto da Santa. É emocionante, tudo isso nos dá muita alegria e emoção. Venho sempre, vou participar de outros eventos da Festa do Rocio, que movimenta o nosso turismo e nossa fé. Faz 45 anos que eu venho, me casei aqui no Santuário em 18 de novembro de 1972. Desde então Nossa Senhora do Rocio nos abençoa”, ressalta Natália Miranda Borba, dona de casa, residente na Vila Guarani em Paranaguá.

Publicidade










plugins premium WordPress