conecte-se conosco

Religiosidade

Paixão de Cristo será apresentada no Santuário do Rocio

Encenação contará com 32 atores, interação de vídeo, dramaturgia e efeitos

Publicado

em

A encenação da Paixão de Cristo em Paranaguá será apresentada neste ano no Santuário Estadual de Nossa Senhora do Rocio no dia 30 de março, às 20h, por meio de uma parceria com a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo. A novidade foi anunciada na quinta-feira, 22, durante coletiva de imprensa no santuário com a presença da diretora do espetáculo, Mariana Zanette.

A superintendente municipal de Turismo, Fernanda Inasaris, ressaltou que 2018 foi considerado o Ano Estadual do Turismo Religioso. “Nós, da Secretaria de Cultura e Turismo, temos a missão de acolher tanto os moradores como os visitantes da melhor maneira para este espetáculo tão significante”, afirmou Fernanda.

Reitor do Santuário do Rocio, padre Joaquim Parron, ressaltou a importância da encenação retornar ao espaço

 

O momento da Paixão de Cristo será único, segundo o superintendente municipal de Cultura, Tino Zella. “Eu vejo que na interpretação dos artistas é colocado um pouco mais de amor, porque é um espetáculo que fala do nascimento, da vida, morte e ressureição de Cristo. Fiquei feliz quando vi o elenco, com o resgate da vinda de artistas profissionais participando e artistas de Paranaguá. É uma apresentação com artistas nossos e estou vendo um lado bem caiçara, a diretora conseguiu agregar os artistas que estavam afastados”, afirmou Zella.

O superintendente comemorou a volta da apresentação para o Santuário do Rocio. 

“Os grandes espetáculos foram realizados aqui. No dia 30, seremos surpreendidos com o teatro, a Paixão de Cristo é o maior espetáculo cênico ao ar livre da cidade. Diante do momento de tanta violência e dificuldade que o País está passando, seremos agraciados com a Paixão de Cristo. Convido todos para virem prestigiar”, reiterou Zella.

DE VOLTA AO ROCIO

O missionário redentorista e reitor do Santuário de Nossa Senhora do Rocio, padre Joaquim Parron, lembrou que a dramatização já era feita há cerca de 15 anos no Rocio e que neste ano um grande público é aguardado, inclusive de moradores em Curitiba. Segundo o padre Parron, o santuário tem se tornado palco de diversos eventos religiosos e educativos nos últimos meses.

“A Semana Santa é marcante para a igreja, por isso gostaríamos de convidar todos para as cerimônias e para a dramatização da Paixão de Cristo”, afirmou o reitor do santuário.

Para o missionário redentorista, irmão Jorge Tarachuque, levar a encenação para o santuário é uma maneira de reavivar o bairro Rocio. “A ideia é a de que o santuário seja de fato um local de peregrinação, de romaria, de turismo religioso, para que as pessoas visitem a cidade de Paranaguá, conheçam e levem um pouco da história do litoral. O aparecimento de Nossa Senhora do Rocio resgata a nossa identidade parnanguara, as graças que foram alcançadas têm sido uma referência para o Estado do Paraná e Paranaguá tem o privilégio de ter o santuário aqui”, destacou irmão Jorge.

“Queremos deixar o público conectado com a palavra da Bíblia e mostrar essa história linda de Jesus”, antecipou a diretora do espetáculo, Mariana Zanette

 

SOBRE O ESPETÁCULO

A diretora do espetáculo, Mariana Zanette, passou alguns detalhes para o público saber o que esperar da encenação. O objetivo, segundo ela, é emocionar as pessoas. “Queremos contar essa história que a maioria já conhece, mas diferente de outras a gente quer saber mais, entrar em contato com essa espiritualidade através de um texto de uma hora e meia. Queremos trazer essa história bonita de Jesus, que nos ensinou sobre o amor, algo que as pessoas precisam resgatar”, contou Mariana.

O elenco é formado por 32 atores profissionais e estudantes de teatro. “Teremos uma roupagem bem teatral. Antigamente, o espetáculo acontecia em vários palcos, por um período longo e, neste ano, queremos compensar com um palco, com cenografia um pouco diferente dos anos anteriores e será uma surpresa. Teremos efeitos audiovisuais que ainda não foram apresentados em Paranaguá, com interação do vídeo com o teatro. As pessoas irão assistir a um espetáculo profissional”, descreveu Mariana.
 

 

Publicidade


Em alta