conecte-se conosco

Festa de Nossa Senhora do Rocio

Festa Estadual de Nossa Senhora do Rocio é apresentada à imprensa

Serão comemorados os 204 anos de festividades em louvor à padroeira

Publicado

em

O Santuário Estadual de Nossa Senhora do Rocio realizou na manhã de terça-feira, 5, uma coletiva de imprensa no Centro Pastoral no Santuário para apresentação oficial da Festa Estadual de Nossa Senhora do Rocio 2017.

Considerado o maior evento religioso popular do Sul do Brasil, a Festa acontecerá de 4 a 19 de novembro, em Paranaguá, e traz como tema: “Com a Mãe do Rocio, sigamos Jesus Cristo, Aprofundando a Fé”.

 

 

Estiveram presentes à coletiva o reitor do Santuário Estadual de Nossa Senhora do Rocio, padre Joaquim Parron; o coordenador geral da festa, Milton Araújo Costa; o vice-prefeito de Paranaguá, Arnaldo Maranhão; os secretários de Comunicação, Camila Roque e de Cultura e Turismo, Harrison Camargo; além de diversos veículos de imprensa de Paranaguá e do Estado do Paraná. 

Este ano, estão sendo comemorados os 204 anos de festividades em louvor à Padroeira do Paraná. Em virtude disso, a organização da festa prevê um elevado número de fiéis, algo em torno de 500 mil pessoas, em uma demonstração de fé e devoção capaz de contagiar todas as idades. O evento tem como público-alvo a família, os turistas do Paraná e de Estados próximos, ressaltando que a Festa do Rocio foi incluída no calendário oficial de eventos do Estado do Paraná.

 


Reitor do Santuário Estadual de Nossa Senhora do Rocio, padre Joaquim Parron

 

O Reitor do Santuário Estadual de Nossa Senhora do Rocio, padre Joaquim Parron, fez um apanhado da apresentação. “A festa deste ano será em alto estilo, pois queremos combinar a parte religiosa, fortalecendo a evangelização durante a Festa do Rocio. A partir do tema, a festa será celebrada com novenas, missas, bênçãos, confissões e cinco grandes procissões: ciclística, motorizada, marítima e a procissão solene de ida até a Catedral Diocesana de Paranaguá e a procissão de retorno da Catedral ao Santuário do Rocio.Todas as procissões têm caráter espiritual e de conscientização social”, destacou o reitor, enfatizando que espera que a festa seja um evento grandioso. “Que a parte religiosa seja fortalecida, assim como o turismo religioso tenha destaque com a vinda de tantos peregrinos de vários locais do País, o que torna o nome de Paranaguá mais forte, o que é bom para o município e, consequentemente, para o Santuário do Rocio e para todo o País”, completou.

PROGRAMAÇÃO CULTURAL

O coordenador geral da festa, Milton Araújo, falou sobre a programação para os dias de festa. “O Santuário Estadual de Nossa Senhora do Rocio promoverá também uma extensa agenda com shows culturais, exposições de artesanato da região e trabalhos educativos voltados para a família como um todo”, destacou.

O vice-prefeito de Paranaguá, Arnaldo Maranhão, ressaltou a participação da prefeitura na festa de 2017. “A determinação do prefeito Marcelo Roque é de estarmos ao lado do Santuário do Rocio, em virtude de sua grandiosidade e importância em escala estadual. Esta é uma ótima oportunidade para estarmos divulgado o município de Paranaguá, pois milhares de fiéis de várias localidades do Estado e do País se dirigem para nossa cidade. Então, todas as secretarias do município, Obras, Saúde, Segurança, Comunicação, Cultura e Turismo e Serviços Urbanos, estarão à disposição do santuário. Lembrando que a Padroeira do Paraná divulga o município de Paranaguá, e estamos dando total apoio para que a Festa do Rocio venha coberta de êxito e, acima de tudo, seja um evento coberto de muitas bênçãos para a população do Brasil, do Paraná e de Paranaguá”, destacou Maranhão.  

A secretária de Comunicação de Paranaguá, Camila Roque, enfatizou que toda a secretaria estará à disposição de todos os veículos de comunicação. “Por determinação do prefeito Marcelo Roque, fazendo parte do seu plano de governo, o turismo religioso, não só pela importância turística, mas também por sua relevância histórica, cultural e social a comunicação estará à disposição dos veículos da cidade, assim como da capital e de todo o Estado para levar as informações do turismo religioso e nos colocando prontos para contribuir no que for possível”, destacou Camila.  

O secretário Municipal de Cultura e Turismo de Paranaguá, Harrison Camargo, falou da novidade nas apresentações. “O Festival de Música do Litoral (Femul), até o ano passado, acontecia nas dependências do Teatro Rachel Costa. Este ano estaremos trazendo o festival para dentro da programação da Festa do Rocio e, durante a primeira semana, teremos a abertura da Festa com a Dupla Álvaro e Daniel, uma dupla consagrada no cenário nacional e na continuidade da primeira semana acontece o Festival de Música do Litoral, que acredito que será uma vitrine muito grande para nossos artistas de Paranaguá e do litoral”, destaca Camargo, enfatizando que as inscrições para o Femul iniciam no dia 2 de outubro na Secretaria de Cultura e Turismo.

A festa conta também com uma megaestrutura, com praça de alimentação, palco e comércio em geral. Vale destacar que o turismo religioso é uma das áreas que mais cresce no Brasil, e movimenta milhares de pessoas. Assim, o Santuário do Rocio está em expansão, cumprindo com sua missão de Polo do Turismo religioso do Paraná.

 

Continuar lendo
Publicidade










Em alta

plugins premium WordPress