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Rafaela Saad

A tal da gratidão…

Quem é que não reparou que nas redes sociais a palavra GRATIDÃO tem transbordado nas legendas de fotos, e em postagens pessoais?
Gratidão define, gratidão por esse momento, apenas gratidão aparece com grande frequência em tudo o que lemos. Afinal seria mais uma nova onda? Ou um grupo de pessoas insistentes a “converter” o mundo a esse sentimento? Ou ainda uma nova moda espiritual?
Nada disso! Há estudos em universidades conceituadas no mundo que comprovaram o poder desse sentimento tão poderoso…

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Quem é que não reparou que nas redes sociais a palavra GRATIDÃO tem transbordado nas legendas de fotos, e em postagens pessoais?
Gratidão define, gratidão por esse momento, apenas gratidão aparece com grande frequência em tudo o que lemos. Afinal seria mais uma nova onda? Ou um grupo de pessoas insistentes a “converter” o mundo a esse sentimento? Ou ainda uma nova moda espiritual?
Nada disso! Há estudos em universidades conceituadas no mundo que comprovaram o poder desse sentimento tão poderoso. A neurociência comprovou que quando sentimos gratidão desencadeamos sensações de prazer através da ativação do sistema de recompensa do nosso cérebro e o resultado disso nos torna mais felizes.
Ainda nesses estudos foram comprovados que sentimentos positivos tornam as pessoas mais criativas, mais receptivas a outras pessoas, o aumento da imunidade e óbvio da satisfação pessoal.
Mas para sentir esses benefícios na pele é preciso “treinar” para lembrar-se da gratidão.
Vamos a algumas dicas que eu uso e podem ajudar vocês:

 

Defina uma meta para não reclamar

Como assim? Muitos de vocês já devem ter visto ou lido algo sobre o desafio de #umdiasemreclamar, acontece que automaticamente quando paramos de reclamar do sinaleiro que demora para abrir, da reunião chata que temos ao longo do dia, da fila do supermercado, da dieta, da chuva, do sol, do ar…(sério tem gente que reclama de respirar) abrimos espaço para sermos gratos pela nossa saúde, pela nossa família, pelo nosso conforto, pelas pequenas realizações diárias, pelo nosso emprego e por aí vai.

 

Anote em algum lugar no final do dia 2 coisas pelo que você é grato no dia.

Vale qualquer coisa, pois somos muito mais propensos a enxergar o que não deu certo com maior intensidade do que o que deveríamos agradecer diariamente.
Você pode anotar tudo o que te fez sentir bem no seu dia, seus projetos, o encontro com aquela amiga, o papo gostoso na hora do café, aquele projeto apresentado em uma reunião, aquela nota na prova que você tanto estudou, aquela musica gostosa que você escutou no carro… Tudo a que te relembre o bem estar que você sentiu naquele momento, uma espécie de anotações do bem.
Convencidos que vale a pena tentar?
Vamos exercitar a nossa gratidão e colher os frutos que isso pode nos proporcionar, quando nos tornarmos mais gratos, enxergamos a vida com mais leveza e nos tornamos pessoas cada vez mais humanas.

Uma semana onde a gratidão transborde no coração de vocês!!!
Beijos, Rafa
Acompanhem meu instagram @rafasaad lá eu divido o meu dia a dia, compartilhando dicas para mulheres reais como eu e você!

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