conecte-se conosco

Política

Governador Ratinho Júnior tem 70,4% de aprovação no Paraná

Instituto Paraná Pesquisas aponta que 51,7% dos paranaenses acreditam que a administração de Ratinho Júnior é ótima ou boa (Foto: Rodrigo Félix Leal)

Publicado

em

Pesquisa que registrou aprovação de mais de 70% do governador Ratinho Junior foi realizada pelo Instituto Paraná Pesquisas entre os dias 16 a 20 de julho

Nesta semana, o Instituto Paraná Pesquisas divulgou uma Pesquisa de Opinião Pública feita em todo o Estado, abrangendo a avaliação por parte dos cidadãos paranaenses em torno da administração estadual. Segundo os dados apontados, o governador Carlos Massa Ratinho Júnior conta com a aprovação de 70,4% da população paranaense, que respondeu o questionamento em torno de aprovar ou desaprovar a administração atual do Governo do Estado.

Na avaliação e aprovação da atual administração estimulada, 70,4% dos paranaenses entrevistados aprovam a gestão do governador Ratinho Júnior, 24,4% desaprovam e 5,2% não sabem ou não quiseram opinar. Ao todo, 51,7% consideram a gestão ótima ou boa, seguido de 28,9% que acreditam ser um governo regular, 16,9% ruim ou péssima e 2,6% não souberam ou não quiseram opinar.

APROVAÇÃO POR IDADE E POR GÊNERO

Ainda na pesquisa de aprovação estimulada, com relação ao público masculino, 70,2% aprova o governador Ratinho Júnior, 24,2% desaprova e 5,6% não souberam ou não quiseram opinar. Com relação às mulheres paranaenses, 70,5% aprovam a gestão estadual, 24,6% desaprovam e 4,9% não quiseram opinar ou não sabem.

Com relação à idade, 61,5% da população de 16 a 24 anos aprova a gestão estadual, 32,8% reprova e 5,7% não quis ou não soube opinar. Na faixa de 25 a 34 anos, 73,1% aprovam o governador Ratinho Júnior, 23,1% desaprovam e 3,8% não quiseram ou não souberam conceder sua opinião, números que, respectivamente, na faixa de 35 a 44 anos registra 72,5, 22,1% e 5,4%, na de 45 a 59 anos, 69,2%, 25,4% e 5,4% e na faixa de 60 anos ou mais 73,4% de aprovação, 20,8% de desaprovação e 5,8% de idosos que não quiseram ou não souberam opinar. 

ESCOLARIDADE

Quanto à escolaridade, a maioria dos entrevistados que aprovam o Governo do Estado concluiu o Ensino Fundamental, 74,4%. Em seguida, 73,3% possuem Ensino Médio e 61,8% finalizaram o Ensino Superior.

METODOLOGIA

Segundo a Paraná Pesquisas, a pesquisa de opinião pública foi realizada no Estado com o objetivo de consultar a população sobre a atual administração estadual. O procedimento utilizado considerou uma amostra de 2.114 habitantes, de acordo com o sexo, faixa etária, grau de escolaridade e nível econômico.

O levantamento das informações foi realizado através de entrevistas pessoais com habitantes de 16 anos ou mais em 74 municípios durante os dias 16 a 20 de julho de 2019, sendo auditadas simultaneamente à sua realização, 20% das entrevistas. A amostra atinge nível de confiança de 95% para uma margem estimada de erro de aproximadamente 2% para os resultados gerais.

Um mapeamento do Estado do Paraná foi realizado resultando em 10 mesorregiões. Segundo o IBGE, considerou-se esta divisão geográfica como primeira estratificação. A Paraná Pesquisas informou que a amostra é representativa dos moradores das áreas pesquisadas e foi selecionada em três etapas.

Na primeira, foi realizado um sorteio probabilístico dos municípios onde as entrevistas foram realizadas. Na segunda etapa, foi realizado um sorteio probabilístico dos setores censitários, onde as entrevistas foram realizadas. Na terceira etapa, foi feita a seleção dos entrevistados utilizando cotas amostrais proporcionais, em função das variáveis: sexo, faixa etária, escolaridade e nível econômico.

A pesquisa pode ser acessada na íntegra no endereço: http://www.paranapesquisas.com.br/wp-content/uploads/2019/08/M%C3%ADdiaPR_Jul2019.pdf

Continuar lendo
Publicidade










Em alta

plugins premium WordPress