conecte-se conosco

Política

Aplicativos ajudam eleitor a escolher seus candidatos

TSE lançará 11 deles até o início das eleições

Publicado

em

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE), com o objetivo de deixar o eleitor mais bem informado, vai disponibilizar até o início das eleições municipais deste ano, onze aplicativos para smartphones e tablets. De diferentes funcionalidades, a tecnologia estará disponível nas plataformas iOS e Android, e pode ser útil para ter acesso a informações, escolher o candidato e acompanhar os resultados.

Segundo informações do TSE, dois dos aplicativos já estão disponíveis para downloads, o “Agenda JE” e o “JE Processos”. O primeiro reúne os acontecimentos previstos para as eleições deste ano, com datas do calendário eleitoral e sobre o calendário da transparência. Quem baixar o aplicativo tem como opção habilitar a notificação de todos os prazos descritos no calendário.

Já o JE Processos é voltado para o acompanhamento do trâmite dos processos de candidatos na Justiça. “Ele também exibe os andamentos, relator do caso, origem, ementa, partes e advogados, decisões e publicações. O aplicativo também tem a função de favoritar e visualizar a lista de processos desejados”, listou o TSE.

Os aplicativos serão lançados aos poucos até o início das eleições, sendo assim, ao que tudo indica, serão itens importantes para a decisão dos eleitores, devido à praticidade e agilidade com que as informações chegarão aos destinatários.

 

PRÓXIMOS APPS DISPONÍVEIS

De acordo com o TSE, aguardam publicações outros aplicativos como o “Mesários”, que é direcionado àqueles que atuarão nesta função durante o dia da eleição. O App trará orientações, perguntas e respostas para complementar o treinamento dos mesários, em setembro.

Para os que esquecem informações sobre o título eleitoral, o “Agregador” reúne, na mesma tela, a situação atual do título, orienta sobre justificativas, locais de votação e indica contatos do Disque-Eleitor. O eleitor ainda tem acesso a vídeos, notícias e perfis sociais da Justiça Eleitoral.

Com o aplicativo “Pardal” será possível denunciar as campanhas irregulares por meio de fotos que chegarão ao conhecimento da Justiça, que ficará a cargo de analisar as denúncias. O “Candidaturas” permite que o usuário acompanhe o seu candidato e confirme o partido, coligação, entre outras informações. Prestação de contas dos políticos também estarão disponíveis neste App.

“Onde votar ou justificar” pode ajudar aqueles que estão fora do seu município de votação e auxilia quanto à consulta de zona e seção em que votam. Já o “Boletim na Mão” facilita a pesquisa dos mais curiosos por trazer, através de um código QR obtido pela câmera fotográfica dos smartphones, as informações contidas nos Boletins de Urna, que são impressos após o encerramento da votação.

Para acompanhar os resultados de todas as votações realizadas no País, o App “Resultados” elenca, por meio de uma consulta nominal, os candidatos que foram eleitos e os que vão para segundo turno.

Dois dos onze aplicativos são restritos a uso interno do TSE, como o “QRUEL” e o “QRCode do RUNIN”, que vão colaborar com as situações de funcionamento das urnas e se é preciso realizar algum serviço de manutenção nos equipamentos.

Publicidade










Em alta

plugins premium WordPress