A equipe da SAVIG – Seção de Vigilância Aduaneira da Alfândega da Receita Federal do Porto de Paranaguá apreendeu na manhã desta terça -feira, 7, mais de 550 quilos de cloridrato de cocaína, a forma mais pura do entorpecente. A droga estava dentro de um contêiner carregado com bobinas de papel, que tinha como destino o Porto de Antuérpia, na Bélgica.
FISCALIZAÇÃO
O contêiner passou pelo scanner e os agentes que realizam o trabalho rotineiro de fiscalização, detectaram algo de anormal entre as bobinas. A estrutura foi aberta e a droga localizada no meio da carga.
RIP-ON/RIP-OFF
O método utilizado pelos traficantes internacionais para despachar a droga para o exterior é conhecido como "rip-on/rip-off", quando a cocaína é colocada dentro do contêiner junto à mercadoria, já na área do Porto, sem o conhecimento do responsável pela carga.
9.ª APREENSÃO
Esta foi a nona apreensão de cocaína realizada no terminal de contêineres do Porto de Paranaguá este ano.
A última aconteceu no dia 4 de abril, quando houve a apreensão de aproximadamente 1,2 toneladas da droga, que seriam transportadas para o Porto de Antuérpia, na Bélgica. O contêiner estava carregado com compensados de madeira
2019
Ao todo, a equipe da SAVIG – Seção de Vigilância Aduaneira da Alfândega da Receita Federal do Porto de Paranaguá – já apreendeu em 2019 cerca de 6,3 toneladas de cocaína durante as ações realizadas no terminal de contêineres.
A carga apreendida nesta terça-feira, 7, tem valor estimado de R$ 15 milhões de reais.
Toda a droga apreendida é encaminhada para a sede da Polícia Federal em Curitiba, que segue com as investigações.