A Polícia Militar do Paraná desencadeará a Operação ENEM em virtude da aplicação das provas do Exame Nacional do Ensino Médio que acontece nos dias 5 e 12 de novembro. Os policiais militares atuarão visando à garantia do sigilo e segurança na distribuição, aplicação e coleta dos instrumentos avaliativos. As equipes da PM farão patrulhamentos a pé e motorizados e contarão com integrantes dos Comandos Regionais de Polícia Militar (CRPMs) com o apoio das unidades de área e especializadas.
As equipes policiais farão o policiamento ostensivo voltado à preservação da ordem pública nos locais onde serão armazenadas as provas, nos itinerários até os locais de aplicação e nas instituições onde serão aplicadas. Os policiais também farão a escolta da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT) que transportarão as provas até os diversos locais de aplicação, bem como a fiscalização dos locais de aplicação até as unidades dos Correios.
Como as provas serão aplicadas em centenas de locais, a PM atuará antes, durante e após o evento por intermédio dos Comandos Regionais de Polícia Militar (CRPMs), distribuídos pelo Estado, e das unidades operacionais de área e especializadas que farão o patrulhamento a pé e motorizado. Também foram convocados militares estaduais do serviço administrativo do Quartel do Comando-Geral (QCG) e da Academia Policial Militar do Guatupê (APMG) para complementarem as atividades.
A operação contará ainda com o apoio do Batalhão de Operações Especiais (BOPE), do Batalhão de Polícia Ambiental Força Verde (BPAmb-FV), do Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRv), do Batalhão de Patrulha Escolar Comunitária (BPEC), do Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran), do Batalhão de Polícia Militar de Operações Aéreas (BPMOA) e do Regimento de Polícia Montada (RPMon).
O serviço de inteligência da PM também estará à disposição durante a operação e policiais militares atuarão no Centro Integrado de Comando e Controle Regional, localizado na Secretaria de Segurança Pública (SESP), na capital do Estado, a fim de realizar o monitoramento das atividades relativas à operação.
Por Marcia Santos
Jornalista PMPR