conecte-se conosco

Pet

Ficar próximo ao dono é um bom remédio em dias de fogos e trovoadas

Veterinária dá dicas para cuidar de pets que têm medo de barulhos altos e repentinos

Publicado

em

Muitos cães e gatos sofrem de uma fobia comum, o medo de trovões e fogos de artifício. Os cães e gatos possuem uma audição muito sensível e podem escutar a origem do som em até 6 centésimos de segundo e chegando a escutar até 45 mil hertz. Por isso, o som de fogos de artifício e trovões pode levar a uma inquietação. A veterinária Fernanda Mendes Percegona explicou que é possível minimizar a sensação de medo dos animais. “A maioria dos cães se assusta com fogos e trovoadas e o proprietário não sabe muito bem o que fazer. Recomendamos que seja colocado algodão no ouvido dos cães quando se sabe que haverá queima de fogos, por exemplo. Também é possível usar uma faixinha protetora, as que são usadas no cabelo, alguns cães aceitam com tranquilidade a colocação da faixa”, orientou. “O mais adequado é o algodão, mas frisamos que o proprietário não pode esquecer-se de tirar depois que o alto barulho cessar porque algumas pessoas esquecem”, salientou.

Há outras dicas para quem tem um cão ou gato que se assuste com sons altos. “É importante que o proprietário deixe o animal próximo a ele. Se é um cão que fica no quintal e tem muito medo é importante tentar colocá-lo para dentro de casa, perto do dono. Ele vai tentar se esconder embaixo da cama, da mesa ou mesmo embaixo do armário da cozinha que é algo normal. O importante é tentar mantê-lo dentro da casa enquanto ainda há fogos ou trovões”, aconselhou Dra Fernanda.

O medo pode levar a situações perigosas para o animal. “Acidentes podem ocorrer devido à fobia. Às vezes, eles querem correr e não sabem para onde, podem ocorrer atropelamentos porque mesmo os cães que nunca pularam um muro, por exemplo, podem pular no momento de medo. Podem se cortar ou mesmo se enforcarem com a corrente no caso de animais que ficam presos”, detalhou. “A audição dos cães é bem mais sensível que a nossa, por isso, o incômodo desse barulho é muito grande para eles, além disso, eles podem levar um susto com o som repentino. Alguns gatos e cães não se incomodam, mas essa fobia é comum”, observou.

Continuar lendo
Publicidade










Em alta

plugins premium WordPress