conecte-se conosco

Meio Ambiente

Conscientização é fundamental para uma ilha mais limpa, enfatiza secretário

Lixo deve ser posto para fora apenas nos dias de passagem do caminhão de coleta

Publicado

em

A Ilha dos Valadares é o maior bairro de Paranaguá contando com mais de 30 mil habitantes. Um dos problemas sentidos na localidade é com relação ao descarte de lixo e entulhos em vias públicas e terrenos baldios. O secretário municipal de Serviços Urbanos e da Ilha dos Valadares, Cleomir Maia dos Santos, explicou que a secretaria realiza o serviço de coleta no local, mas ainda falta conscientização de alguns moradores. “Está complicado porque a Ilha dos Valadares conta com aproximadamente 35 mil habitantes, temos um pouco de dificuldade e pedimos um pouco de compreensão aos moradores, porque estamos com um caminhão e para realizar o descarte desse material é bastante distante”, informou o secretário. “Por esse motivo, o itinerário não tem um horário exato, mas pedimos que a população tenha um pouco de paciência porque estamos conversando com o secretário de Meio Ambiente e também já falamos sobre o assunto com o prefeito para conseguirmos até o meio do ano mais um caminhão para fazer a coleta de lixo naquela localidade”, informou.

 

CONSCIENTIZAÇÃO

Santos enfatizou que mesmo com o caminhão da coleta de lixo não passando exatamente no mesmo horário, os dias de coleta são respeitados e a população precisa colocar o lixo adequadamente para fora nessas datas de passagem do coletor. “É apenas um caminhão, então dividimos a passagem na semana para atender a todas as regiões da Ilha. É importante que a população coloque seu lixo no dia de passagem do caminhão. É comum vermos pessoas colocando o lixo em data errada ou mesmo após a passagem do caminhão. Alguns moradores não têm consciência de colocar o lixo na data ou horário corretos. Isso acaba fazendo com que o lixo permaneça nas ruas até o dia que ocorre novamente a passagem do caminhão de coleta”, lamentou. O secretário disse que uma equipe começará a fazer imagens da colocação de lixo fora do horário para que os moradores compreendam o que está ocorrendo e os motivos de permanecer lixo nas ruas. “As pessoas cuidam e se preocupam com a limpeza nas suas regiões, mas lamentavelmente alguns poucos ainda não se conscientizaram e colocam o lixo fora da data ou apenas após a passagem do caminhão fazendo com que o local permaneça com aparência de mal limpo”, ressaltou.

 

ENTULHOS

O entulho como resto de construção, podas de árvore, móveis, entre outros é de responsabilidade do morador, contudo, o secretário conversou com o prefeito Marcelo Roque e com o secretário de Meio Ambiente, Raphael Rolim de Moura para que sejam feitos mutirões a cada 20 dias com divulgação através da imprensa para que a população aproveite essas oportunidades para que retire os entulhos de suas residências nessas datas para recolhimento. “Lembrando que apesar dessa oportunidade com os mutirões salientamos que os entulhos são de responsabilidade do morador. Por isso, faremos esses mutirões por determinado período e, após esse prazo, começaremos a notificar quem joga seu entulho para fora de casa. Não é de responsabilidade da prefeitura resto de construção, móveis, podas de árvore, entre outros materiais”, frisou. Conforme os mutirões ocorram, as equipes falarão com a população para conscientizá-la sobre o descarte correto desses produtos e sobre as notificações que podem ocorrer após o período de mutirões.

 

Publicidade






Em alta

plugins premium WordPress