conecte-se conosco

Meio Ambiente

Casa Cultural Prelúdio realiza palestra abordando impactos, soluções e reciclagem do plástico no mar

Evento acontece no sábado, 25, às 18h, e terá entrada gratuita

Publicado

em

No sábado, 25, a partir das 18h, acontece na Casa Cultural Prelúdio, em Paranaguá, um café abordando o tema “Plástico no Mar: impactos, soluções e reciclagem”. Ellen Joana Nunes Santos Cunha, professora, contadora e bióloga, Mestre em Ensino de Ciências Ambientais pela UFPR/Litoral e mestranda em Ciência, Tecnologia e Sociedade pelo IFPR-Campus Paranaguá é pesquisadora desse tema e dialogará com os participantes. O evento terá entrada gratuita e acontecerá na Casa Prelúdio localizada na Rua Olário Guimarães, 43, próximo ao Senac. 

Casa Cultural Prelúdio fica localizada na Rua Olário Guimarães, 43, na Vila Itiberê (Foto: Arquivo/Divulgação Casa Prelúdio)

João Ricardo Guimarães, funcionário público e gestor da Casa Cultural Prelúdio, destaca a importância do evento, que proporcionará mais que um debate, mas uma reflexão sobre a poluição nos mares e oceanos provocada pelo plástico.

“Estamos em uma região costeira e proporcionar espaços de discussão sobre a sustentabilidade de mares e oceanos é algo muito importante para o combate a esse tipo de poluição”, explica.

Outro ponto é a geração de renda com a reciclagem, apresentando à população que o resíduo do plástico pode ser uma fonte de renda e trabalho. “É importante abordar o descarte correto para aqueles que fazem parte desse nicho de mercado, seja produzindo de maneira artesanal ou revendendo-o como matéria-prima”, complementa João Ricardo. 

Problema no litoral

Ellen Joana Nunes Santos Cunha, professora, contadora e bióloga, será a palestrante do evento (Foto: Divulgação)

“Estudos científicos mostram que 80% do lixo no mar é de origem terrestre e que na sua grande maioria são itens plásticos. O plástico é o artefato do século XX e no século XXI tornou-se um problema, pois ele acaba sendo responsável pela maior parte da poluição de rios, mares e oceanos, causando danos que podem ou já são irreparáveis. Os municípios costeiros possuem grande potencial para a contribuição desse tipo de poluição, portanto discussões como essas são extremamente relevantes no município. Paranaguá apresenta pontos em rios e mangues, onde o lixo plástico é facilmente identificado como descarte indevido. Esse descarte facilmente alcança a baía de Paranaguá que, consequentemente, fica vagando pela baía, devido às correntes marítimas, provocando prejuízos à flora e fauna local e a quem depende desse ecossistema para sobreviver”, afirma Ellen Joana Nunes Santos Cunha, professora, contadora e bióloga, que será a palestrante do debate, ressaltando a importância de discutir e trazer soluções para o problema presente no litoral do Paraná.

Segundo Ellen Cunha, outro ponto é que as prefeituras do litoral precisam ter um orçamento fixo para lidar com o lixo que chegar ao mar de município para município, sendo este um problema de gestão e de políticas públicas. O ser humano tem responsabilidade óbvia da poluição que chega ao mar. “Discutir esse tema com a população local é primordial, pois nós, enquanto sociedade, precisamos aprender a lidar com os resíduos que geramos para amenizarmos ou quiçá banirmos esse tipo de poluição dos rios, mares e oceanos. Para isso algo tem que ser feito e essa primeira discussão na Casa Prelúdio vem com esse objetivo, abrir as discussões sobre esse problema”, finaliza a bióloga.

Informações sobre a palestra e atividades da Casa Cultural Prelúdio podem ser obtidas na página do Facebook: https://www.facebook.com/CasaPreludio/ .
 

Publicidade










Em alta

plugins premium WordPress