Logotipo

Almirante de Esquadra Ilques Barbosa Junior é o novo Comandante da Marinha do Brasil

11 de janeiro de 2019

A cerimônia de transmissão de cargo, presidida pelo Presidente da República, Jair Bolsonaro, foi realizada no Clube Naval, em Brasília-DF.

Compartilhe

O Almirante de Esquadra Ilques Barbosa Junior assumiu no dia 9 de janeiro o Comando da Marinha do Brasil (MB), cargo exercido durante quatro anos pelo Almirante de Esquadra Eduardo Bacellar Leal Ferreira. A cerimônia de transmissão de cargo, presidida pelo Presidente da República, Jair Bolsonaro, foi realizada no Clube Naval, em Brasília-DF.

Em suas palavras de despedida, o Almirante Leal Ferreira ressaltou a importância do trabalho e da dedicação de marinheiros, fuzileiros navais e servidores civis para o cumprimento da missão da Força. Enfatizou, também, o estreitamento do relacionamento com os Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, com o Ministério Público e as Marinhas amigas para o aperfeiçoamento da gestão e das decisões.

 Na ocasião, o Ministro da Defesa, Fernando Azevedo, lembrou alguns fatos da trajetória profissional do Almirante Leal Ferreira e apontou os principais avanços alcançados pela Marinha nos últimos quatro anos. Entre as evoluções, o Ministro destacou o aprimoramento na formação e capacitação técnico-profissional de militares e civis, o investimento para atrair cidadãos de diferentes regiões do País para a carreira naval e a ampliação do pioneirismo de inserção da mulher na Marinha. No campo operativo, o Ministro Fernando Azevedo salientou o avanço em programas estratégicos, como o Programa de Desenvolvimento de Submarinos, a modernização de aeronaves, o recebimento de novos Carros Lagarta Anfíbios e a reconstrução da Estação Antártica.

Em seu discurso de posse, o Almirante de Esquadra Ilques, afirmou ter consciência dos desafios a serem enfrentados e assegurou que a Força está preparada para enfrentá-los.

“Os desafios, por envolverem mares fortes e ventos adversos, vem moldando a formação de marinheiros, fuzileiros navais e servidores civis de excelência profissional. Temos a absoluta convicção que a tripulação da Marinha do Brasil sempre estará à altura deles”, disse.

O novo Comandante da Marinha garantiu que dará continuidade às ações que garantem a permanente prontidão da Força para a defesa dos interesses marítimos nacionais por meio do trabalho conjunto com o Exército, a Aeronáutica e outros segmentos institucionais.

“A Marinha permanecerá estreitando laços com a sociedade e contribuindo com o desenvolvimento econômico e social do País e a execução das atribuições da Autoridade Marítima – segurança da navegação, salvaguarda da vida humana no mar, ensino profissional marítimo e prevenção da poluição ambiental”, afirmou.

 

Foto: Almirante Ilques (à esquerda) assumiu o Comando da Marinha em cerimônia presidida pelo Presidente da República, Jair Bolsonaro (ao centro)

Fotografia: Marinha do Brasil
 

Colunistas