É o piso das lojas Maçônicas ou de uma área assim definida de um determinado templo, geralmente no centro da loja.
O pavimento mosaico é formado por quadrados pretos e brancos, intercalados, circundado por uma orla dentada, a qual a sua origem é Sumeriana, os Sumérios eram povos que viviam no atual Irã/Iraque, Mesopotâmia, entre dois rios, o Eufrates e o Tigres, por ser uma região com poucas chuvas, desde muito cedo os sumérios tiveram de aprender a desviar e armazenar as águas do Tigre e do Eufrates, e com isso puderam cultivar uma grande quantidade e variedade de alimentos. Com o tempo, foram constituindo cidades. Cada cidade-Estado era governada por um patési, que, além de sumo sacerdote, era o chefe político e militar, e por estarem sempre unidos por isso se assemelham a orla dentada de uma Loja.
Olhando mais atentamente, podemos também analisar que o piso está unido por um cimento ou cola e que cada um dos quadrados, com as suas diferenças representam a união de todos os Maçons do planeta independentemente de raças, cores e credos, pontos de vista políticos e religiosos.
Para quase tudo que nós conhecemos, existe um oposto, ou seja, um dualismo, o bem nos remete ao mal, a virtude ao vício, a tolerância à prepotência, a luz e às trevas, a união à desarmonia, o amor do ódio, o preto do branco e assim por diante, existem inúmeros exemplos e que todos nós já conhecemos muito bem.
A melhor definição para o pavimento mosaico com a sua orla dentada é o convívio fraternal que todos nós Maçons devemos ter não só dentro das nossas oficinas, como no nosso dia a dia no mundo profano. A sua orla dentada, para muitos autores significam os Maçons em uma eterna união.
Todos os símbolos da Maçonaria apontam para um objetivo em comum, lembrar e expirar a todos os Maçons a prosseguir com o seu trabalho de polir a sua pedra bruta, buscando um equilíbrio entre a beleza a força e sabedoria, dentro e fora de suas lojas.
Yassin Taha
Deputado Federal – Loja Perseverança Paranaguá