Investimentos

Itaipu anuncia investimentos em energia solar para hospitais do centro-sul do Paraná

A iniciativa faz parte do projeto Femipa Energia

WhatsApp Image 2025 02 08 at 10.21.22

O excedente será fornecido para o Hospital Santa Tereza (Foto: Vanessa Wendler/Itaipu Binacional)

A Itaipu Binacional e a Federação das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos do Paraná (Femipa) anunciaram, na sexta-feira (7), o projeto de construção de uma usina fotovoltaica no Hospital São Vicente de Paulo, de Guarapuava (PR). A iniciativa faz parte do projeto Femipa Energia, anunciado no último dia 3, em Curitiba, e que vai beneficiar Santas Casas e hospitais filantrópicos do Estado.

As placas serão instaladas num terreno adquirido pelo Hospital São Vicente junto à PR-170, na saída para o município de Pinhão, numa área total de 30.000 metros quadrados, e terão capacidade para gerar 2,5 Megawatts de energia. Destes, 1,6 MW correspondem ao consumo atual das duas unidades do São Vicente. O excedente será fornecido para o Hospital Santa Tereza.

O diretor-geral brasileiro da Itaipu Binacional, Enio Verri, destacou que a produção de energia barata e de qualidade é um compromisso socioambiental assumido pela empresa e que o convênio firmado com a Femipa beneficiará o trabalho desenvolvido por instituições beneficentes.

“Com esse projeto, será possível gerar energia solar para os hospitais beneficentes da região, quase zerando a conta dessas entidades. Isso permite que elas possam investir mais na qualidade dos seus serviços, que é a grande dificuldade na gestão dessas entidades”, explicou o diretor. 

O diretor de Coordenação da Itaipu, Carlos Carboni, explicou que esse investimento beneficiará diretamente os pacientes do hospital.

“É uma forma de a Itaipu Binacional proporcionar condições para que os hospitais garantam um melhor atendimento para a população.”

O diretor financeiro executivo da Itaipu, André Pepitone, salientou a preocupação socioambiental da empresa.

“A Itaipu Binacional é um exemplo mundial em ações ambientais e sociais. Hoje, vemos seu viés social beneficiando a sociedade de Guarapuava com investimentos no hospital e na geração de energia limpa e renovável através da usina solar fotovoltaica. Recursos que antes eram usados para pagar a conta de luz poderão ser destinados a outras atividades do hospital, graças ao parque de geração solar da Itaipu.”

O presidente do Hospital São Vicente, Odacir Tonelli, comentou que, pelo fato de o hospital ser beneficente, muitas vezes faltam recursos.

“Estamos avançando todos os dias, apesar das dificuldades, pois o SUS não cobre muitos tipos de exames que o hospital precisa, como o exame de mama. O hospital está pagando essa diferença”, comentou.  

“Apresentamos a ideia das placas solares para a Itaipu, que prontamente aceitou, e essa parceria será um avanço para todo o Paraná”, reforçou o presidente da Femipa, Charles London. 

O investimento da Itaipu no projeto Femipa Energia, de mais de R$ 81 milhões, beneficiará os hospitais sem fins lucrativos e as Santas Casas do Paraná que fazem parte dos grupos tarifários A e B, com estimativa de economia de R$ 11,7 milhões ao ano, o que corresponde ao suprimento de 35% da energia consumida.

Fonte: Itaipu

Você também poderá gostar

Itaipu anuncia investimentos em energia solar para hospitais do centro-sul do Paraná

Fique bem informado!
Siga a Folha do Litoral News no Google Notícias.


Itaipu anuncia investimentos em energia solar para hospitais do centro-sul do ParanáAvatar de Itaipu Binacional

Itaipu Binacional

A Usina Hidrelétrica de Itaipu é líder mundial em geração de energia limpa e renovável. Resultado de um tratado binacional, assinado em 26 de abril de 1973, localiza-se no Rio Paraná, na fronteira entre Brasil e Paraguai.


Artigos relacionados