conecte-se conosco

Infraestrutura

Estado deve lançar em 2020 projeto para construção da ponte entre Matinhos e Guaratuba

Segundo o Governo do Estado, nova ponte, que atravessará baía de Guaratuba, deverá ter cerca de 800 metros (Foto: AEN)

Publicado

em

Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental já foi concluído para a construção da estrutura que poderá revolucionar o litoral

Um dos principais anseios dos cidadãos do litoral do Paraná é a construção da ponte entre Matinhos (Caiobá) e Guaratuba, visto que há cerca de 60 anos para que veículos trafeguem entre as duas cidades é necessário o transporte via ferryboat, o que, principalmente na temporada de verão, feriados e fins de semana, gera filas e demanda tempo e paciência de turistas e moradores. Um passo importante poderá ser dado em 2020 pelo Governo do Estado para mudar essa realidade: a elaboração de um projeto básico para construção da nova ponte, visto que um estudo de viabilidade para a estrutura, que teria 800 metros, já foi concluído pelo governo estadual em 2019.

Segundo a assessoria, o Governo do Estado já possui o estudo de viabilidade da ponte de 800 metros entre Matinhos e Guaratuba. "O próximo passo é a elaboração do projeto básico, para depois lançar o edital. A Secretaria de Infraestrutura e Logística (SEIL) trabalha para efetivar o projeto ainda no primeiro semestre e estuda um modelo de Regime Diferenciado de Contratação, quando a empresa vencedora desenvolve o projeto executivo a obra em si", informa o Estado.

De acordo com o Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER-PR), o edital para construção da nova ponte está previsto para ser lançado neste ano. "A licitação deve acontecer na modalidade Regime Diferenciado de Contratação do tipo Integrado, em que a empresa fica responsável pela elaboração do projeto de engenharia e execução da obra", detalha o DER-PR.

O departamento afirma que a etapa atual do processo é que já foi concluído o Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTEA). "A construção desta obra de arte especial deve beneficiar o tráfego local, oferecendo uma opção mais ágil de travessia entre Guaratuba e Caiobá, melhorando, por consequência, o acesso de turistas e criando novas oportunidades para a logística do transporte de cargas no litoral", informa o DER-PR.

Base náutica em Guaratuba

Outro avanço que o Estado anunciou na última semana foi o lançamento do chamamento público para operação e construção de uma Base Náutica em Guaratuba. "O objetivo é construir um ancoradouro para barcos e uma garagem para abastecimento, pernoite e compra de mantimentos", informa a assessoria.

Engorda da praia de Matinhos

Será lançado em breve o edital de licitação da engorda da orla de Matinhos, algo que, segundo o Governo do Estado, será o maior projeto de reurbanização e infraestrutura do litoral em 2020, com custo estimado em R$ 660 milhões. "Entre as obras estão a engorda da faixa de areia, área de contenção de ressacas, proteção da erosão marinha, construção e revitalização de canais para evitar enchentes e saneamento básico, além de paisagismo, novos quiosques, pistas de caminhada, ciclovias e preservação das áreas de restinga", informa.

Com o projeto, a intenção é dobrar a faixa de areia em Matinhos para mais de 80 metros. "Estruturas semirrígidas serão colocadas no canal da Avenida Paraná, no desemboque do Rio Matinhos, no espigão ao Norte da Praia Brava e nos headlands (estruturas de pedras para reter a areia) localizados nos balneários Saint Etienne e Riviera – Saint Etienne ganhará um canal novo para ajudar na contenção das cheias, minimizando o impacto sobre o Rio Matinhos", finaliza o Estado.

Com informações da AEN

 

Publicidade










plugins premium WordPress