Fábio Campana

Fábio Campana

O juiz Sergio Moro, magistrado de quem Lula tentou a todo custo se livrar, acolheu a denúncia apresentada pelos procuradores da República e considerou que...

Lula, réu de Moro

O juiz Sergio Moro, magistrado de quem Lula tentou a todo custo se livrar, acolheu a denúncia apresentada pelos procuradores da República e considerou que existem indícios suficientes para que o petista possa responder pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro. 

Luiz Inácio Lula da Silva deixou o posto mais importante da República com 83% de aprovação. Elegeu a sucessora Dilma Rousseff em 2010 em grande medida em decorrência da onda de popularidade que o cercava. Fora do Palácio do Planalto, mantinha a capilaridade política como se ainda fosse o comandante chefe da República.

Lula usava de contatos políticos para viajar em nome de empreiteiras, recolher dinheiro travestido de palestras e usufruir benesses, como um sítio em Atibaia e a reforma de um triplex em Guarujá. Hoje, Lula nem de longe ostenta a aura de poder de outrora. A situação do petista ficou ainda mais dramática na terça-feira, dia em que ele se tornou réu no âmbito da Lava Jato.

 

Interesse pela eleição

Em Curitiba, a maioria dos eleitores respondeu que se interessa pelas eleições de 2 de outubro, aponta pesquisa Ibope. Os que têm muito interesse são 25%, médio interesse (27%) e pouco interesse (21%). Para um quarto dos eleitores (25%), a eleição não desperta nenhum interesse.

 

Greca na frente

O Ibope divulgou nova pesquisa sobre a corrida eleitoral em Curitiba. Rafael Greca de Macedo, do PMN, alcançou 45% das intenções de voto e se a eleição fosse hoje venceria no primeiro turno.

 

Lá atrás

Em segundo lugar, o fracativo prefeito Gustavo Fruet, do PDT, com apenas 16% das intenções de voto. Em terceiro, Requião, do PMDB, com 8%. Em quarto, Ney Leprevost, do PSD, com 6%, empatado com Maria Vitória, do PP, também com 6%. Tadeu Veneri, do PT, tem apenas 4%. Ademar Pereira, do PROS, e Xênia Mello, do PSOL, têm 1% cada.

 

Segundo turno?

Se a eleição fosse hoje, não teríamos segundo turno. Greca venceria no primeiro. Mas se houver segundo turno, Greca vencerá todos por larga margem. Fruet só venceria se o seu adversário fosse Requião Filho.

 

 

A responsabilidade de artigos assinados e as opiniões neles expressas não refletem necessariamente as opiniões deste portal. 
A responsabilidade do autor se estende à correção ortográfica e demais regras gramaticais da língua portuguesa.

Fábio Campana

Fique bem informado!
Siga a Folha do Litoral News no Google Notícias.