Logotipo

Rotary Paranaguá Rocio abre comemorações de 50 anos do clube

16 de agosto de 2019

O secretário estadual da Justiça, Família e Trabalho, Ney Leprevost, palestrou sobre a atuação da pasta na quinta-feira, 15, na Aciap (foto: Pedro Mariucci)

Compartilhe

Na quinta-feira, 15, o secretário estadual da Justiça, Família e Trabalho, Ney Leprevost, esteve em Paranaguá para uma palestra na Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Paranaguá (Aciap). O evento foi uma iniciativa do Rotary Paranaguá Rocio, que completará 50 anos e inicia, desta forma, uma série de palestras comemorativas. Outras palestras já estão sendo agendadas para dar continuidade ao projeto.

“Foi muito bom porque teve a participação de muitos jovens estudantes de Direito e foi uma chance que o Rotary nos deu para expor o que faz a nossa secretaria”, disse Ney Leprevost

O presidente do Rotary Paranaguá Rocio, Ivan Lapolli Filho, afirmou que a Secretaria de Justiça, Família e Trabalho tem muito a ver com os princípios rotarianos. “O secretário tem feito em Curitiba através da sua pasta um trabalho muito interessante voltado a crianças, mulheres, em prol da família. Esses tópicos dizem muito sobre o Rotary, que tem brigado muito pelos jovens e pelo futuro de Paranaguá. Fiquei muito feliz pela participação dos estudantes de Direito na palestra”, comentou Lapolli.

Ele ainda agradeceu aos apoiadores do evento.

“O Rotary contou com fomentadores como a rádio Ilha do Mel, o Conselho da Mulher Executiva da Aciap, a Folha do Litoral News, Unimed, o grupo de escoteiros, Potembras, Pneuspar, eles que nos motivam a trazer esse tipo de evento para a cidade”, disse Lapolli.

O secretário Ney Leprevost falou sobre a atuação da pasta no Estado, suas atribuições na esfera dos direitos do consumidor, dos idosos, das crianças, das mulheres, das pessoas com deficiência etc. “Foi muito bom porque teve a participação de muitos jovens estudantes de Direito e foi uma chance que o Rotary nos deu para expor o que faz a nossa secretaria. É muito trabalho, são muitos serviços para a população e vem muita coisa boa pela frente, além do que já está sendo feito”, afirmou Leprevost.

Ele destacou alguns projetos da secretaria que vão chegar ao litoral. “Vamos trazer, em breve, as carretas do desenvolvimento para Paranaguá para formação profissional. Teremos também entre outubro e fevereiro o Paraná Cidadão, uma feira de serviços, pela qual as pessoas poderão fazer identidade, CPF, carteira de trabalho de forma gratuita. Teremos ainda a força-tarefa Infância Segura atuando em Paranaguá e em todos os municípios da região”, elencou o secretário. “Pretendemos retomar as obras dos Centros de Juventude, estamos sanando algumas dificuldades burocráticas para que essas obras possam, de fato, se concretizarem”, completou o secretário.

Leprevost também teve conhecimento sobre o Projeto Patas do Bem, realizado em Paranaguá, e manifestou interesse em transformar em um projeto estadual.

O prefeito de Paranaguá, Marcelo Roque, prestigiou o evento e destacou a união com o Governo do Estado.

“Agradeço a presença do meu amigo, Ney Leprevost, nos 50 anos do Rotary Paranaguá Rocio com uma palestra importante sobre a sua secretaria, que envolve vários segmentos, jovens, idosos, crianças, justiça, direitos humanos, ficamos felizes em recebê-lo e reforçar a união com o governo do Estado”, disse Marcelo Roque.

O presidente do Rotary Paranaguá Rocio, Ivan Lapolli Filho, traçou um histórico da vida e carreira de Ney Leprevost (Foto: Pedro Mariucci)

PARCERIA DA ASSOCIAÇÃO COMERCIAL

A presidente do Conselho da Mulher Executiva da Aciap, Jacqueline Guimbala, que representou o presidente da Aciap, Eloir Martins, mencionou que a Associação Comercial consolida-se como berço de iniciativas que colaboram para a efetivação da democracia, da cidadania e do desenvolvimento econômico de Paranaguá. “Em função do melhor porto do nosso País, promovemos seminários, palestras e debates com autoridades e especialistas de diversos setores da sociedade, visando ao fortalecimento dos empresários, impulsionando o setor econômico e social da nossa região”, disse Jacqueline.

“Tivemos ideia do que tem sido realizado no litoral. O Rotary é beneficente e quer pensar no desenvolvimento social da nossa comunidade, junto com estudantes que são a massa pensante no nosso futuro próximo, com essa vontade de fazer a mudança”, declarou o advogado e ouvidor geral da Aciap, Rhenne Hamud Hamud.

DIREITOS HUMANOS

O bispo da Diocese de Paranaguá, dom Edmar Peron, contou que a palestra o auxiliou a tomar conhecimento sobre o amplo trabalho da secretaria. “Percebi que é uma secretaria que tenta tomar a dianteira no sentido de não esperar que os problemas aconteçam, e várias propostas apresentadas ao meu ver se manifestam como medidas para evitar o mal. Quem sabe o secretário não possa vir em outro momento para conhecer mais sobre a realidade da periferia da nossa cidade e contribuir nesta boa relação entre o governo estadual e municipal para o bem da nossa cidade”, afirmou dom Edmar.

Os direitos humanos, segundo o bispo, podem ser tema para uma próxima palestra, para que possa ser mais aprofundado. “Há muitos preconceitos nesse campo tão necessário e precisa ser cuidado com atenção. Acredito que é importante uma maior consciência da população para que os Direitos Humanos não fiquem como um elemento de preconceito para as pessoas”, acrescentou dom Edmar.


Colunistas