Connect with us

Eventos

9.ª Festa Nacional da Tainha será iniciada quinta-feira em Paranaguá

Pavilhões, cozinhas e palco principal já estão em fase final de montagem na Praça Mário Roque

Publicado

em

16 estandes de comunidades pesqueiras de Paranaguá e do litoral oferecerão amplo cardápio 

Na quinta-feira, 27, será realizada a abertura oficial da 9.ª Festa Nacional da Tainha, que acontecerá com ampla programação gastronômica e cultural na Praça de Eventos Mário Roque até o dia 7 de julho. O secretário municipal de Cultura e Turismo, Harrison Camargo, explicou a importância do evento, que atrai milhares de turistas e beneficia centenas de pescadores de comunidades de Paranaguá e do litoral, bem como frisou que o objetivo é fazer com que a festividade supere, em todos aspectos, a do ano passado, a qual foi um sucesso de público e de venda de pescados. 

“A população pode esperar uma festa muito bem organizada, preparada pela equipe da Secretaria de Cultura e Turismo (Secultur) e demais pastas com que trabalhamos em parceria, como as secretarias de Agricultura e Pesca (Semapa), Segurança (Semseg), Saúde (Semsa), enfim, todas as secretarias que estão envolvidas nestas festividades de junho e julho. Nossa expectativa é que supere a do ano passado. Tivemos algumas alterações nas atrações e no cronograma visando a esta melhoria nos atrativos”, afirma Camargo.

De acordo com o gestor, o evento é importante para a movimentação turística e em prol dos pescadores parnanguaras. “A festa já é um dispositivo turístico consolidado no calendário de eventos no município, atraindo muitos turistas principalmente nos fins de semana para prestigiar o almoço e jantar que a comunidade pesqueira prepara com muita qualidade na Praça Mário Roque”, explica. “É um evento que movimenta todas as comunidades pesqueiras com movimentação de pescadores no trabalho das cozinhas”, destaca o secretário.

“Fica o convite a todos os turistas e munícipes que queiram conhecer e prestigiar Paranaguá com toda a sua história e sua grandeza”, afirma o secretário de Cultura e Turismo, Harrison Camargo

ESTRUTURA E MÉDIA DE PREÇO

A montagem da ampla estrutura da Festa da Tainha está a pleno vapor e dentro do cronograma na Praça Mário Roque. “O parque de diversões já está instalado com vistoria do Corpo de Bombeiros. Procuramos nos antecipar para evitar qualquer surpresa. Os espaços serão divididos em 16 cozinhas, 12 de comunidades pesqueiras de Paranaguá e quatro de municípios convidados: Guaratuba, Antonina, Pontal do Paraná e Guaraqueçaba”, explica o secretário. 

Além disso, está em fase de finalização a montagem do palco das atrações musicais e culturais. “A Festa da Tainha é muito importante e não vai ficar desprestigiada, teremos shows maiores que ainda são surpresa. Outra preocupação é prestigiar os artistas locais, algo defendido pelo prefeito Marcelo Roque, por isso a maioria da programação musical é com artistas locais e regionais. Posteriormente virá a Feira das Nações, entre os dias 19 a 29 de julho, celebrando o aniversário de 371 anos de Paranaguá, que contará com artistas locais, mas também com grandes shows”, explica.

Segundo o gestor, o preço médio estipulado dos pratos em conjunto com os pescadores, é de R$ 62,00 da tainha recheada com aproximadamente 1,8 quilo, que é o carro-chefe gastronômico do evento que conta com os acompanhamentos de arroz, maionese e salada. Além disso, o cardápio da festividade terá a tainha cambira, parmegiana, ensopada, com molho branco, em posta frita, entre outros pratos envolvendo frutos do mar e outros pescados como camarão, lula, siri, ostra, peixes diversos, com preços que serão divulgados nos pavilhões. 

CONVITE

“Deixamos aqui o convite em nome da prefeitura, do prefeito Marcelo Roque, de todas as secretarias e das comunidades pesqueiras de Paranaguá, para que todos venham prestigiar a Festa da Tainha em um ambiente preparado com muito carinho. Estamos preparados para atender bem as famílias parnanguaras e do litoral e todos os turistas”, destaca Camargo, frisando que o evento é um chamariz para que pessoas do Paraná e do Brasil venham conhecer todos os atrativos turísticos da cidade-mãe do Paraná. “Fica o convite a todos os turistas e munícipes que queiram conhecer e prestigiar Paranaguá com toda a sua história e sua grandeza”, acrescenta.

Preço da tainha recheada com acompanhamentos, carro-chefe da festividade, será de R$ 62,00

CORRIDA DE CANOAS 

No domingo, 30, acontece a tradicional Corrida de Canoas no Rio Itiberê ao lado da Praça Mário Roque, programação que faz parte da Festa da Tainha, evento esportivo e cultural que inicia por volta das 7h e ocorre durante toda a manhã. “A corrida traz o espírito de disputa entre as comunidades pesqueiras, enquanto trabalhamos durante o ano a gente vê as comunidades preparando os barcos, turbinando os motores para vencer as diversas etapas. Isso ajuda a movimentar a praça, a renda dos pescadores e comerciantes locais, que se beneficiam com a chegada de turistas a Paranaguá”, explica, destacando o apoio concedido na organização e no contato com os competidores realizado pela Semapa, através do secretário Antônio Ricardo dos Santos. 
 

Continuar lendo