Editorias

Cerca de 15 a 25 mil pessoas devem passar pela Ilha do Mel ao longo do recesso de Carnaval

Eventos carnavalescos acontecem em Nova Brasília e Encantadas

Foto 2 3

Muitas hospedagens já estão com ocupação quase total (Foto: José Fernando Ogura/AEN)

A paradisíaca Ilha do Mel, localizada em Paranaguá, um dos principais atrativos turísticos do Paraná, é conhecida por suas praias, trilhas, morros e monumentos, além disso, é uma verdadeira opção para quem deseja relaxar, curtir e, até mesmo, passar o Carnaval, sendo este um dos períodos mais movimentados do ano na Ilha, e em 2025 não será diferente. A expectativa para este ano é de fluxo intenso de visitantes ao longo do recesso de Carnaval, algo estimado em torno 15 a 25 mil pessoas, considerando os dados dos anos anteriores e da alta demanda registrada nas hospedagens e transportes.  

De acordo com o empresário, Felipe Andrews Gonçalves, o Carnaval é um dos períodos mais movimentados do ano na Ilha do Mel. Ele espera um número grande de turistas na ilha.

“O Carnaval é sempre um dos períodos mais movimentados do ano na Ilha do Mel, e a expectativa para este ano é de grande fluxo de visitantes, especialmente devido ao feriado prolongado. Com o aumento da divulgação da Ilha como destino turístico e a crescente procura por locais de natureza e lazer, esperamos receber um número expressivo de turistas. Estimamos que, ao longo do recesso de Carnaval, cerca de 15 a 25 mil pessoas passem pela Ilha do Mel, levando em conta os dados de anos anteriores e a alta demanda registrada nas hospedagens e transportes”, ressaltou Felipe. 

Ele diz ainda que, este é um momento importante para a economia local, como restaurantes, bares, pousadas e o comércio em geral.

“Para os negócios locais, este é um momento crucial para o faturamento. Restaurantes, bares, pousadas e comércios em geral se beneficiam com o aumento da movimentação, garantindo um bom fluxo de clientes e impulsionando a economia local. Já estamos se preparando para atender a demanda com agilidade, garantindo qualidade e bom atendimento para turistas e moradores”, destaca o empresário.

Foto 4
A programação já começa no sábado, 1, em Encantadas, onde segue até o domingo, 2 (Foto: José Fernando Ogura/AEN)

Segundo Felipe Andrews Gonçalves, a procura pela Ilha para o Carnaval está alta. Muitas hospedagens já estão com ocupação quase total, além disso, o movimento nos transportes também indica um fluxo intenso de visitantes. 

“Quem ainda não garantiu sua vinda precisa se organizar logo! Convido todos a virem aproveitar esse Carnaval especial na Ilha do Mel, curtindo a folia com responsabilidade, respeitando a natureza e valorizando o comércio local. Contamos com vocês para um Carnaval inesquecível”, finalizou Felipe. 

De acordo com o Marinheiro, Daniel de Amorim Cardozo, conhecido como Maninho House, ele faz a travessia Paranaguá – Ilha do Mel desde 2011, o verão deste ano foi um dos mais difíceis, até mesmo que a pandemia. Segundo ele, o movimento caiu bastante e quem trabalha com turismo sentiu o impacto na pele. Mas com o Carnaval chegando, a expectativa é de que o movimento melhore.

“Esse verão foi realmente um dos mais difíceis que já enfrentamos, pior até do que a pandemia. O movimento caiu drasticamente, e quem trabalha com turismo sentiu na pele o impacto. Mas agora, com o Carnaval chegando, a expectativa é que a situação melhore um pouco. A Ilha do Mel sempre atrai um bom público nessa época e estamos prontos para receber os visitantes da melhor forma possível. A preparação tem que ser reforçada. No meu Táxi Náutico, já estamos prontos para atender quem quer fazer a travessia com mais conforto e agilidade”, salienta o marinheiro.

Devido à alta demanda, para quem deseja ir até a Ilha do Mel, precisa fazer a sua reserva com antecedência. 

“Como a demanda aumenta muito, a melhor opção é garantir a reserva com antecedência e evitar qualquer dor de cabeça com filas ou lotação”, disse Daniel Cardozo.

“Os barcos continuam saindo a cada 30 minutos e levam até 40 minutos para chegar à Ilha do Mel. As lanchas são a escolha preferida dos turistas, além de saírem a cada 15 minutos, a travessia dura apenas 10 minutos, garantindo muito mais agilidade. Isso significa menos tempo de espera e mais tempo para curtir a ilha. Para atender à alta demanda do Carnaval, reforçamos tanto a quantidade de lanchas quanto a equipe de funcionários, garantindo um atendimento rápido e eficiente. Nosso objetivo é proporcionar a melhor experiência possível para os turistas, com um serviço seguro, confortável e sem complicações”, finaliza o marinheiro, Daniel Amorim Cardozo, destacando as opções de transporte e o tempo de viagem até a ilha.

Foto 3 4
Os turistas também podem aproveitar a natureza exuberante da Ilha, fazendo trilhas, passeios de barco e conhecendo a cultura caiçara (Foto: José Fernando Ogura/AEN)

PROGRAMAÇÃO DE CARNAVAL NA ILHA DO MEL

A Ilha do Mel, conta com eventos carnavalescos que acontecem em Nova Brasília e Encantadas. 

A programação já começa no sábado, 1, em Encantadas, onde segue até o domingo, 2. Ainda no sábado, a concentração acontece às 16h, em frente à Pousada Morada da Sereia, de onde sai para percorrer a orla do Mar de Dentro, com o Bloco do Fiasco. Já no domingo, a concentração será às 10h, com o Bloco do Morro, na praça em frente ao Trapiche de Encantadas, com percurso na orla do Mar de Dentro e a participação da bateria do Bloco Flor de Macambira, da Ilha dos Valadares, em Paranaguá.

Em Nova Brasília, no domingo, 2, e segunda-feira, 3, terá o Ilha do Mel Folia, esse será o principal evento carnavalesco da Ilha, promovendo muita música, cultura e diversão. A programação contará com atrações musicais ao longo do feriado com o bloco mais animado da Ilha do Mel. A concentração inicia às 18h, no Terminal de Embarque de Nova Brasília, com saída às 19h, em direção à Praia de Fora e finaliza com música ao vivo no Bar Barrancos.

Além disso, haverá saídas de Paranaguá para a Ilha do Mel, com barcos de ida e volta pela Associação dos Proprietários de Barcos de Turismo (BARCOPAR), garantindo entretenimento para todos os públicos.  

Além dessas programações, há outras atividades previstas na Ilha, como festas privadas em pousadas e eventos organizados pelos próprios comerciantes. Os turistas também podem aproveitar a natureza exuberante da Ilha, fazendo trilhas, passeios de barco e conhecendo a cultura caiçara.

Você também poderá gostar

Cerca de 15 a 25 mil pessoas devem passar pela Ilha do Mel ao longo do recesso de Carnaval

Fique bem informado!
Siga a Folha do Litoral News no Google Notícias.


Cerca de 15 a 25 mil pessoas devem passar pela Ilha do Mel ao longo do recesso de CarnavalAvatar de Elano Squenine

Elano Squenine

Estudante de Jornalismo desde 2025 pela Uningá, Elano Squenine atuou como repórter, pauteiro e produtor em uma emissora de rádio. Atualmente, ele exerce suas funções na Folha do Litoral News como coprodutor (MEI).