conecte-se conosco

Esportes

Tradição antoninense mantida, e uma nova geração de campeões surge no Handebol do litoral

Jogos Escolares do Paraná – Paranaguá: Equipe masculina do CE Moyses Lupion garantiu o título regional, e agora parte com força para a “macro”

Publicado

em

Jogos Escolares do Paraná – Paranaguá: Equipe masculina do CE Moyses Lupion garantiu o título regional, e agora parte com força para a "macro" (Foto: Vinicius Araujo/ SEET-PR)

 

O Colégio Estadual Moyses Lupion, um dos mais tradicionais centros de treinamento de handebol da região litorânea, confirmou sua tradição na modalidade durante a fase regional dos Jogos Escolares do Paraná, disputados em Paranaguá. Mas a festa não foi só antoninense, pois novos talentos acabam de ser revelados no berço do Estado.

 

Nas competições entre atletas de 15 a 17 anos, a força do CE Moyses Lupion foi visível, emplacando vitórias tanto entre os meninos quanto as meninas. Ambos garantiram o título da regional, o que reforça a confiança de que o trabalho do Professor José de Melo Neto está sendo muito bem feito. Esta foi a primeira vez que as duas equipes da categoria A passam juntas à fase macrorregional dos JEPS.

 

"Nós estávamos treinando três vezes por semana, e agora vamos fazer quatro para se preparar para a macrorregional, pois o nível é mais forte e queremos chegar até a fase final, em Campo Mourão", disse o professor, que explicou o sucesso do trabalho desenvolvido no Moyses Lupion. "A gente tem um projeto dentro da escola, para poder encaminhar as crianças para jogar. Criamos uma categoria de base, e as primeiras crianças que começaram acabaram de subir para a categoria A. Já a classe B é uma nova geração que ainda está sendo formada. Desta vez não conseguiram a classificação, mas a longo prazo, eles poderão chegar lá também!", afirmou José.

Professor José de Melo Neto e a equipe feminina que garantiu a medalha de ouro e fez a dobradinha das equipes "A" do Moyses Lupion (Foto: Vinicius Araujo/ SEET-PR)

Se não deu para os pequenos antonineses na classe B, outra nova geração de alunos-atletas começou a despontar no Handebol após anos de busca pelo título da regional. Os guaratubanos do Colégio Nova Geração enfim chegaram ao seu primeiro título na categoria masculina, o qual já vinham procurando desde 2012. O resultado é muito importante, já que a equipe que conquistou o título no "A" em 2017, foi fruto de um trabalho de 3 anos disputando os JEPS entre 2012 e 2014, mas sem títulos. Como esta geração começou com o "pé direito", é bom ficar de olho nesta molecada, que promete travar bons duelos nos próximos anos contra os próprios antoninenses.

Já entre as meninas, uma surpresa também começou a despontar na categoria B do handebol dos Jogos Escolares do Paraná, a equipe do Colégio Bom Jesus – Nossa Senhora do Rosário. O ano de 2018 foi a primeira experiência das parnanguaras nos JEPS, e com o título conquistado na regional, automaticamente carimbaram o passaporte para a fase macrorregional, que acontece em São José dos Pinhais no mês de junho. Com tantas novas equipes surgindo na região litorânea, a edição regional de 2019 será imperdível!

Meninas do Colégio Bom Jesus – N. Sra. do Rosario, de Paranaguá, estrearam nos JEPS com o pé direito, e agora vão para a fase macrorregional (Foto: Vinicius Araujo/ SEET-PR)

 

Confira os resultados do handebol na fase regional dos JEPS disputados em Paranaguá:

– Feminino A:

Colégio Diocesano Leão XIII (PGUA) 0x17 Colégio Estadual Moysés Lupion (ANTO)

Colégio Estadual Moysés Lupion (ANTO) 11×1 Colégio Diocesano Leão XIII (PGUA)

 

– Masculino A:

Colégio Evangélico Jerusalem (PGUA) 6×13 Colégio Estadual Moysés Lupion (ANTO)

Colégio Estadual Moysés Lupion (ANTO) 12×4 Colégio Evangélico Jerusalem (PGUA)

 

– Feminino B:

Colégio Bom Jesus – N. Sra. do Rosario (PGUA) 23×15 Colégio Estadual Moysés Lupion (ANTO)

Colégio Estadual Moysés Lupion (ANTO) 10×15 Colégio Bom Jesus – N. Sra. do Rosario (PGUA)

 

– Masculino B:

Colégio Estadual Arthur Miranda Ramos (PGUA) 6×10 Colégio Novo Espaço (GTBA)

Escola Estadual Althair Gonçalves (ANTO) 9×5 Colégio Estadual Arthur Miranda Ramos (PGUA)

Colégio Novo Espaço (GTBA) 13×11 Escola Estadual Althair Gonçalves (ANTO)

Orgulho para os pais que estiveram na torcida em Paranaguá, equipe do Colégio Nova Geração enfim conquista aguardado título da "B" (Foto: Vinicius Araujo/ SEET-PR)

Os Jogos Escolares do Paraná são promovidos pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria do Esporte e Turismo e Secretaria da Educação, com apoio do município de Paranaguá

COM/JEPS: Vinicius Araujo

Continuar lendo
Publicidade

Em alta