Porto de Paranaguá - 85 anos

Coopanexos é referência em operações de transporte de cargas há mais de 60 anos

Rodrigo dos Santos é o presidente da Coopanexos

Em 1960, foco da cooperativa era desenvolvido através das matérias-primas como o café, carvão, erva-mate e madeira, transportados por veículos de um eixo

Atuando no segmento de transportes de cargas, a Cooperativa de Transportes de Cargas e Anexos (Coopanexos) é referência quando se trata de serviços de transporte, sendo a maior cooperativa do gênero no Estado Paraná.

No dia 7 de fevereiro, a Coopanexos completou 60 anos de fundação e o presidente da cooperativa, Rodrigo dos Santos, falou sobre esta conquista ressaltando a trajetória da categoria. “A Cooperativa foi fundada no dia 7 de fevereiro de 1960, sendo a primeira cooperativa de transportes do Estado do Paraná. Acabamos de completar 60 anos de existência e somos uma empresa muito conceituada em Paranaguá, gerando mais de 400 empregos diretos, com mais de 200 cooperados e 200 colaboradores que atuam em prol do auxílio da prestação de serviços no município”, destaca o presidente, enfatizando que nestes 60 anos houve várias mudanças e avanços na estruturação do transporte. “Passamos por várias mudanças e conseguimos enxergar a evolução dos tempos. Em 1960, o foco da cooperativa era desenvolvido através das matérias-primas como, por exemplo, o café, carvão, erva-mate e madeira, transportados por veículos de um eixo. Passamos por uma evolução e fomos para dois eixos, depois para caminhões trucados e mais tarde para cavalinhos de um eixo. Agora, com cavalos trucados. A nossa frota, nestes últimos anos, seguiu com um avanço muito importante para o município, a gente se dedicou em algumas operações destinadas à importação e exportação, as quais trouxeram uma grande valia para toda a sociedade. Isso é um pouco da evolução da cooperativa ao longo destes 60 anos”, completa.

Empresa possui mais de 200 cooperados e 200 colaboradores  (Foto: Coopanexos)

Há 9 integrando a diretoria da Coopanexos, ele destaca os principais serviços realizados atualmente. “A cooperativa hoje é responsável por 100% das importações de cereal no Porto de Paranaguá, temos uma demanda muito importante na exportação, nós somos responsáveis por toda a operação break bulk da Klabin no município, também fazemos a operação do açúcar, dentre outras com operações menores, como os navios Ro-Ro que trabalhávamos com muita frequência e hoje é menor, como também com importações de bobinas de aço. Na exportação estamos conseguindo manter os números dos últimos anos, e a importação tem crescido ano a ano”, enfatiza, destacando que tudo isso graças às ações implementadas entre os cooperados. “Isso foi um projeto da diretoria e temos avançado muito com os cooperados, trazendo informação para eles, para que possam se adequar à nova realidade de transporte, à nova atualização logística do Brasil, e como havia dito, a nossa frota nos últimos cinco anos deu um salto muito forte, porque o cooperado viu que a atualização dele no mercado era satisfatória para a evolução no aspecto financeiro de faturamento”, comenta.

O dirigente vê o setor de transporte como de relevante importância para o município. “Temos avançado muito quando falamos da cooperativa e por algumas ações. A clareza que temos trazido aos cooperados, principalmente fazendo as atualizações necessárias das informações, onde os colocamos no século 21, com todos os desenvolvimentos do setor de transportes. Buscamos levar este entendimento do que eles precisam ter para que a cooperativa com mais de 60 anos ainda permaneça competitiva no mercado. Conseguimos isso trazendo conhecimento para o cooperado e ele, que é o dono direto do caminhão, para ele prestar o serviço, conseguiu perceber que precisa cada vez mais de atualização. Nós fazemos integrações como em situações de segurança do trabalho, higiene, dentre outras e evoluímos muito bem esta parte para que possamos vender a cooperativa com 60 anos trazendo a credibilidade desta estrutura”, enfatiza. 

 

Mensagem

“Destes 85 anos que o porto está completando, nós, da Coopanexos, caminhamos juntos há mais de 60 anos, estamos envelhecendo juntos e colhendo frutos juntos. Sempre tivemos uma grande parceria com o Porto de Paranaguá, com grande respeito a todas as pessoas que passaram da mesma forma que os diretores da cooperativa sempre tiveram esse acesso ao porto. E torcemos muito para que o porto venha a cada ano bater recordes, pois acabamos contribuindo e fazemos parte de tudo isso. Um porto atualizado é um crescimento mútuo”, finaliza Rodrigo dos Santos.   

Você também poderá gostar

Coopanexos é referência em operações de transporte de cargas há mais de 60 anos

Fique bem informado!
Siga a Folha do Litoral News no Google Notícias.