Porto de Paranaguá - 85 anos

Cattalini destaca força internacional do Porto de Paranaguá e projeta crescimento para 2020

"Nossa aspiração de crescimento só se realiza através de um porto forte, pujante e reconhecido internacionalmente, como é o Porto de Paranaguá", destaca o diretor-presidente da Cattalini, José Paulo Fernandes.

au v0t3 1584425215

Com uma estrutura ampla composta por 116 tanques, a Cattalini Terminais Marítimos S/A conta com 520 mil m² de espaço físico para armazenagem de diversos produtos líquidos a granel, entre eles combustíveis e metanol, com uma estrutura ampla que abrange píer, terminal, retroárea e pátio. Os tanques são divididos em quatro centros de tancagens alfandegados e entrepostados e interligados por sistema de tubulações independentes, garantindo a agilidade e segurança dos produtos armazenados. Segundo o diretor-presidente da Cattalini, José Paulo Fernandes, o crescimento da empresa está relacionado ao fato de o Porto de Paranaguá ser forte, pujante e com reconhecimento internacional, sendo que o terminal está realizando investimentos logísticos que deverão impulsionar em 16% o crescimento de movimentação para 2020.

2a(76)

José Paulo Fernandes ressalta que um dos focos de atuação da Cattalini é a garantia da segurança, o que incide em segurança aos clientes. "Prezamos pelo fortalecimento da nossa credibilidade junto aos nossos clientes e parceiros sob os aspectos da garantia da segurança, do respeito ao meio ambiente e da conformidade com as normas internacionais para o setor, com colaboradores preparados e uma estrutura pronta para atender às crescentes demandas", explica.

Investimentos e aumento de movimentação

Segundo o diretor-presidente, diversos investimentos foram realizados em 2019 na Cattalini o que possibilitará o aumento da capacidade de armazenagem de diversos produtos já neste primeiro semestre de 2020. "Com o início das operações desta ampliação, composta por 17 tanques, passaremos da capacidade atual de 520 mil m³ para 610 mil m³, com um total de 133 tanques nos quatro Centros de Tancagem existentes. Com esse crescimento, prevemos novas contratações para compor nosso quadro de colaboradores", detalha Fernandes.

"Nossa meta é movimentar 4,4 milhões de toneladas em 2020, um aumento de quase 16% em relação a 2019. Acreditamos que o crescimento ocorrerá, principalmente, pelo aumento das importações de derivados de petróleo", acrescenta o diretor-presidente da Cattalini.

Qualidade, nível de serviço e segurança das operações

Um dos focos principais da atuação da Cattalini, segundo o gestor, é a segurança. "A priorização de investimentos em segurança e automação, na manutenção preventiva e atualização dos equipamentos, no treinamento e na capacitação dos colaboradores, na atenção dada às condições de trabalho, além dos sistemas de monitoramento e controle das operações fazem do nosso terminal uma referência em termos de segurança no Porto de Paranaguá e no Brasil. A segurança do colaborador também é uma prioridade nossa. Contamos com equipes treinadas e preparadas para melhoria contínua, garantia da segurança e prevenção de acidentes no terminal, fazendo com que todos se sintam responsáveis pela segurança", acrescenta.

Fernandes ressalta que o nível de serviço nas operações é resultado da estrutura instalada e logística diferenciada da Cattalini. "Contamos com baias para carga/descarga de produtos via modal rodoviário e desvios ferroviários para recebimento das composições em número suficiente para eliminar tempos de espera. A operação dos navios acontece através de quatro berços de atracação, sendo dois privados e dois públicos, possibilitando melhor desempenho nas atividades portuárias. Recentes campanhas de dragagem nos permitiram aumentar a disponibilidade do cais e atracações de navios com calado de até 12,50 metros. Nosso Pátio de Triagem tem capacidade para 350 caminhões e os motoristas contam com ampla infraestrutura de apoio", explica.

Responsabilidade social

O diretor-presidente afirma que o contato contínuo com a sociedade é exercido pela empresa, sendo que um desses mecanismo é o "Encontro com a Comunidade". "Trata-se de um canal de comunicação no qual moradores e lideranças de Paranaguá têm a possibilidade de conhecer os controles ligados à segurança bem como contatar diretamente os gestores da empresa e tirar suas dúvidas sobre qualquer assunto de interesse", explica. O Programa de Responsabilidade Social da Cattalini apoia e incentiva projetos de forma contínua para a comunidade que vive no entorno da empresa, com foco no esporte, cultura, educação, meio ambiente e bem-estar.

"Sobre o nosso Programa de Responsabilidade Socioambiental, realizamos diversas atividades que têm como objetivo fortalecer o relacionamento com a comunidade, principalmente a que reside no seu entorno, bem como viabilizar projetos que incentivem o esporte, a cultura, a saúde, a educação e a preservação ambiental, totalizando atualmente cerca de 20 programas permanentes", explica, ressaltando o chamado "Prêmio Cattalini", com bolsas de estudos integrais em cursos técnicos do SENAI realizados dentro das áreas de educação e esporte, incentivando a prática esportiva e integração social, com também o programa "Capoeira nas Escolas" durante o contraturno escolar, entre outros projetos educacionais como a extensão da Filarmônica de Antonina no bairro Rocio e o projeto "Leões do Futuro" incentivando a prática de futebol com mais de 500 crianças parnanguaras.

"Na área do meio ambiente, temos convênio com a Sociedade Protetora da Vida Selvagem (SPVS) com o objetivo de contribuir e incentivar a preservação da biodiversidade na Baía de Paranaguá, promovemos diversas ações de limpeza da praia na Ilha do Mel, da orla do Rio Itiberê e do mangue no bairro do Rocio, junto com moradores. Na área social, muitas de nossas ações são dedicadas aos asilos da cidade, principalmente, com a doação de materiais e com a dedicação do nosso tempo a quem precisa. Na área cultural, patrocinamos anualmente o festival de teatro Hahanaguá que já virou tradição na cidade", complementa José Fernandes.

Amparo

Um convênio firmado entre a Cattalini e a Prefeitura de Paranaguá possibilitou a revitalização da escola municipal da comunidade de Amparo, algo que foi entregue em 2019. "A escola faz parte do entorno da empresa e recebeu a merecida atenção para que possa oferecer melhores condições aos alunos. Desde o ano passado também apoiamos o projeto Pró-Riso, que oferece gratuitamente atendimentos médico e odontológico aos moradores na comunidade do Amparo e já pensamos em ampliar esse trabalho para outras localidades. Todas essas ações têm o apoio do nosso Grupo de Voluntariado, formado por colaboradores que dedicam parte do seu tempo pessoal para fazer o bem à comunidade", completa o gestor da empresa.

Mensagem de 85 anos do Porto de Paranaguá

"Nossa aspiração de crescimento só se realiza através de um porto forte, pujante e reconhecido internacionalmente, como é o Porto de Paranaguá. Acreditamos que juntos podemos superar qualquer adversidade para continuar desenvolvendo a atividade portuária com qualidade, segurança e respeito ao meio ambiente", finaliza o diretor-presidente da Cattalini, José Paulo Fernandes.

Você também poderá gostar

Cattalini destaca força internacional do Porto de Paranaguá e projeta crescimento para 2020

Fique bem informado!
Siga a Folha do Litoral News no Google Notícias.