Na rua se faz uma das formas de comércio com mais contato direto com o consumidor, algo que se intensifica na venda de produtos regionais e sazonais, sendo um dos exemplos claros o pinhão, produto típico do Paraná e do sul do Brasil, que possui ampla demanda por consumo no outono e no inverno. Em Paranaguá, há cerca de nove anos, já se tornou uma tradição aguardar o caminhão e a barraca do pinhão do Izaiás de Carvalho, da Carvalho Atacado e Varejo, de Palmas, no sudoeste paranaense, que comercializa a semente limpa e com qualidade.
Atuante entre abril até o fim do julho, o empreendedor comercializa também a noz pecã, o feijão e o mel, tudo cultivado em seu sítio por meio de agricultura familiar, bem como traz produtos do interior como a erva-mate, o vinho, o vinagre, entre outros, destacando que Paranaguá é uma das cidades que mais o acolhe bem em todas em que circula pelo Paraná e o Brasil. Seu ponto de venda no município é na esquina entre as Ruas Manoel Correa e dos Expedicionários.
Carinho com Paranaguá e receptividade
“Paranaguá, para mim, é uma das melhores cidades que eu tiro para trabalhar com o pinhão e os clientes. Eu trabalho há nove anos só aqui, no pinhão há 15/16 anos, mas na rua, no varejo, é há nove anos. Paranaguá é o local de trabalho mais antigo, inclusive eu encerro aqui, mesmo tendo gente de outros locais chamando. Dou preferência aqui, porque o pessoal é bem acolhedor. Aqui em Paranaguá, graças a Deus, sou muito bem tratado, melhor do que todos os lugares. O pessoal aqui me conhece bem, me ligam, é que a gente vende coisa boa, não trabalhamos com coisa ruim, é com qualidade. O pessoal de Paranaguá é inteligente e quer qualidade”, ressalta Izaías.
Produtos regionais e agricultura familiar
“Com o pinhão atuo há 16 anos e com vendas há cerca de 30 anos. É um negócio diferente, são produtos naturais que a gente efetua a colheita no tempo certo. O pinhão começa a colheita e liberação no dia 1.º de abril e vai até o dia 25 a 30 de julho, sendo que depois são produtos armazenados, mas até esta data são produtos novos, fresquinhos. Temos também as nozes que cultivamos no sítio que começa a colheita em abril e vai até fim de setembro. O foco são produtos frescos produzidos no sítio, como o mel e o feijão que são colhidos lá”, destaca Izaías, frisando que também atende ocasionalmente encomendas na produção de salame e queijo. Ele destaca que também traz produtos regionais de produtores de outros locais, como a erva-mate de General Carneiro e o vinho de Pinheiro Preto – SC.
Segundo ele, o inverno de 2024 foi muito positivo. “Vendemos umas 76 toneladas de pinhão em todos os locais que passamos. Trabalho aqui, em Foz do Iguaçu, São Paulo e Mato Grosso. Não é fácil, mas faz parte do trabalho. Saio de casa neste período e no mês fico em média de dois a três dias na minha casa, os outros 26 a 27 dias é na estrada sempre. Ficamos uma semana em cada local, entre eles Paranaguá, em Itaquera, em São Paulo – SP, em Campo Grande – MS ao lado do Parque Ecológico e na Juscelino Kubitschek, em Foz do Iguaçu, na divisa da fronteira”, ressalta.
Mensagem
De acordo com o vendedor, ele fez vários clientes que se tornaram amigos em Paranaguá. “Temos vários amigos. Há alguns que vão me visitar na minha casa que tenho em Itapoá – SC. Meu cliente é meu amigo, é algo que fica no decorrer dos anos”, destaca. “Eu quero desejar ao povo parnanguara que Deus abençoe a todos. Que seja mais um ano abençoado e que a cidade só venha a crescer e ter melhorias para todo mundo. Deixo o meu abraço e agradecimento a todos os parnanguaras”, frisa.
Contato
Segundo Izaías de Carvalho, além do período de inverno, ele atua o ano inteiro com encomendas, podendo o contato ser feito pelo WhatsApp (46) 99931-8484 que é o da sua empresa e o (46) 99140-0200 que é o seu pessoal.