Paranaguá 376 anos

Os laços familiares passados de geração em geração da família Petenusso

Tradição de cultivos de hortaliças é transmitida de pai para filho.

jcbmjszu

(Foto: Maria Heiffer/Folha do Litoral News)

A Feira do Agricultor de Paranaguá, ou como é popularmente conhecida, a Feirinha da Catedral, é a fonte de sustento de diversas famílias. Seja com a venda de salgados, pastéis, sucos, hortaliças, temperos e variados outros produtos, é fruto de muito trabalho e de união familiar.

A feira acontece sempre aos sábados e são trabalhos e profissões que passam de pai para filho, unindo histórias e gerações. E foi assim que conhecemos Ezequiel Petenusso, ou como é chamado, Zico, que diariamente trabalha com seu pai em sua fazenda chamada São Cristóvão, para levar as melhores hortaliças e polpas de frutas 100% naturais.

“Nossa participação na feira começou com meus pais. Sempre moramos aqui no sítio e é aqui que plantamos nossas verduras e levamos para a população de Paranaguá aos sábados na feira”, disse Zico.

O pai de Zico trabalhou por muitos anos na Feira do Agricultor e antigamente utilizava um opala para levar as mercadorias, que na época eram alimentos em conserva, ovos e que aos poucos, quando as vendas começaram a aumentar e fidelizar clientes que gostavam muito dos produtos, mudou o carro por uma Kombi e logo em seguida por uma caminhonete e a partir deste ponto que os trabalhos com as vendas de hortaliças começaram.

Zico comentou que desde cedo ajudou os pais, aos dias de semana dedicava aos estudos, mas que aos sábados auxiliava seu pai na feira que hoje é o responsável. São quase 30 anos trabalhando com hortaliças e levando o melhor para a população.

“Trabalho desde os 17 anos ajudando meus pais, dia de semana eles sempre estavam aqui, limpando as plantações, plantando ou colhendo. Não é um trabalho nada fácil, trabalhamos a semana inteira para que possamos sempre levar as verduras frescas, cuidar com os bichos, pois elas são bem sensíveis”, destacou Zico.

“Trabalhamos a semana toda cuidando da lavoura, de todas as hortaliças, das frutas para levar o melhor aos nossos clientes”, salientou o produtor (Foto: Maria Heiffer/Folha do Litoral News)

Trabalho que passa de geração a geração

Zico trabalhou desde cedo com seus pais na lavoura, e aprendeu que na vida tudo acontece a partir de muito trabalho e hoje ele ensina ao seu filho tudo o que aprendeu com seu pai.

“Agora meu pai não vai mais na feira, então sou eu que estou cuidando das coisas aqui e estou ensinando para o meu filho tudo o que aprendi com meu pais”, confirmou Zico.

Os cultivos somam aproximadamente 40 produtos, todos cuidados pela família de Zico Petenusso. Além dos produtos cultivados, o produtor agora possui o registro necessário para comercializar polpas 100% naturais de diversas frutas, como: abacaxi, abacaxi com hortelã, maracujá, pitaya, manga, morango, coco, acerola, goiaba, amora e muitas outras.

“Nós agora podemos vender polpas de suco e é 100% natural. Conseguimos o registro para iniciar a fabricação e estaremos oferecendo na feirinha. Outro local onde também utilizamos nossas verduras é na agricultura familiar, onde levamos essas hortaliças e frutas nas escolas”, enfatizou Ezequiel Petenusso.

Todo trabalho da família Petenusso começou nos anos 80 com seus avôs e é passado de geração em geração, garantindo principalmente a tradição familiar. Ao iniciar seus trabalhos na feira, os pais de Zico trabalhavam somente com a venda de produtos em conserva, ovos caipiras, biscoitos caseiros e foi vendendo esses produtos que a família começou a ser conhecida.

3c1vu5m3
Além dos itens cultivados, a família iniciou os trabalhos com a produção de polpa de fruta 100% natural (Foto: Maria Heiffer/Folha do Litoral News)

Tempos mais tarde, ao conseguir comprar a fazenda, local onde atualmente moram, iniciaram os trabalhos de preparação da terra, para então começar a plantar as hortaliças. É na feira que a família tira a maior parte do sustento e todos os dias o trabalho é grande para levar à feira os melhores produtos aos clientes.

“Trabalhamos a semana toda cuidando da lavoura, de todas as hortaliças, das frutas para levar o melhor aos nossos clientes. No dia da feira, até arrumar todas as coisas, dormimos lá pelas 20h, 21h, para acordar 1h da manhã e ir para a cidade e só retornamos às 16h”, salientou Zico.

São em média 80 caixas com as mais variadas hortaliças. Ao chegar na feira, o primeiro trabalho é montar a barraca e em seguida retirar as verduras das caixas e organizar tudo para receber os clientes. Durante a semana, Zico e seus pais trabalham na lavoura e no dia da feira, sua esposa e seu filho de 14 anos o auxiliam. Como em tudo na vida devemos agradecer, Zico não deixou a oportunidade de reconhecer o carinho dos seus clientes, que todos os sábados estão presentes.

“Quero agradecer primeiramente a Deus pela nossa saúde, e agradeço também a todos os nossos clientes que sempre estão conosco, desejo que Deus ilumine o coração e a família de cada um e que nunca desistam de ir na feira, comprar nossos produtos pois a mercadoria é fresca e tudo realizado com muito amor e cuidado”, enfatizou o produtor.

Para aqueles interessados em comprar os produtos fora do dia da feira, para eventos e outras ocasiões, Zico também está aberto a encomendas, inclusive para deixar produtos reservados para buscar na feira do agricultor e os interessados devem entrar em contato pelo WhatsApp: (41) 99928-8522.

Os laços familiares passados de geração em geração da família Petenusso3l14h6 f

Você também poderá gostar

Os laços familiares passados de geração em geração da família Petenusso

Fique bem informado!
Siga a Folha do Litoral News no Google Notícias.


Os laços familiares passados de geração em geração da família Petenusso

Maria Heiffer

Redatora, formada em Letras Português desde 2019 pela Unespar, estudante de jornalismo e revisora de textos acadêmicos. Atuou como redatora em editora e em rádio. Desempenha suas funções na Folha do Litoral News como Microempreendedor Individual (MEI).