Uma das mais belas manifestações de solidariedade e fraternidade acontece todos os anos em Paranaguá, no litoral do Paraná. Trata-se da campanha Natal no Mato, organizada pelo Moto Clube Paranaguá, que reúne centenas de motociclistas que levam presentes e alegria para as famílias que vivem nas áreas rurais da região litorânea.
A campanha iniciou em 1985, quando um grupo de amigos motociclistas resolveu fazer uma visita surpresa a uma comunidade carente no meio do mato. Eles levaram alguns brinquedos e doces para as crianças e foram recebidos com tanta alegria e gratidão que decidiram repetir a ação no ano seguinte.
“Quando próximo do fim do ano, alguns trilheiros pioneiros passavam na região do Mundo Novo e se depararam com algumas crianças que sempre brincavam próximo da trilha e que acenavam veementemente para os motoqueiros. Um desses motoqueiros teve a feliz ideia de levar alguns brinquedos para essas crianças no natal; a partir desse momento criaram uma lista com alguns colegas de trabalho e a atitude foi muito bem recebida pelo pessoal que se sensibilizou e em cada departamento/seção foram se mobilizando e no final conseguiram rapidamente angariar fundos para comprar cerca de 216 brinquedos que foram entregues naquele natal de 1985”, relembra Jorge Cancella.
Desde então, o Natal no Mato se tornou uma tradição que mobiliza não só os integrantes do Moto Clube Paranaguá, mas também outros clubes, entidades e voluntários que apoiam a causa.
Neste ano, a 39ª edição da campanha aconteceu no sábado, 16, e domingo, 17, e beneficiou 900 crianças de 18 comunidades rurais do litoral. Os motociclistas percorreram as estradas de terra, enfrentando poeira e sol, para levar um pouco de esperança e felicidade para as pessoas que vivem nestas localidades.
Presidente do Moto Clube Paranaguá, Jorge Cancella é um dos idealizadores do Natal no Mato e também um dos organizadores do evento. “Este ano foi espetacular, aliás a cada ano, não sei se a gente vai ficando mais velho, eu creio que sim, a gente fica muito com a emoção à flor da pele. Então o olhar que tenho hoje, com certeza não é o mesmo no início, onde víamos poucas crianças no mato. A gente passava de moto, e não tinha nada, hoje relativamente moram muitas crianças nestas regiões, e elas querem tirar uma foto com o papai”, comenta Cancella, informando que como em anos anteriores participaram cinco grupos nos dois dias do evento. Ele enfatiza que a campanha é uma forma de retribuir o carinho que eles recebem das comunidades nesses 39 anos. “É muito gratificante ver o sorriso das crianças quando elas recebem os brinquedos, a emoção das mães e dos avós, das famílias. Nós nos sentimos muito felizes em poder fazer parte disso”, afirma Cancella, que destaca ainda que a campanha já faz parte da história das comunidades atendidas. “Tem filhos e netos daquelas primeiras crianças que receberam os brinquedos em 1985. Isso nos emociona porque já estamos fazendo o Natal de três gerações”, reitera.
O Natal no Mato é um exemplo de como o espírito natalino pode se manifestar através de gestos simples, mas que fazem toda a diferença na vida de quem precisa.
Confira algumas imagens: