Logotipo

Presidente do Rotary Club de Paranaguá Rocio fala sobre projetos realizados

23 de junho de 2019

Juciane Afonso encerra sua gestão no dia 30 de junho

Compartilhe

Juciane Afonso é natural de Paranaguá, solteira, sem filhos e trabalha como despachante aduaneira. Sempre foi envolvida das questões sociais e, nos últimos dois anos, atuou como presidente do Rotary Club de Paranaguá Rocio. É sobre as ações realizadas em sua gestão que ela fala nesta entrevista. Confira:

 

Folha do Litoral News: Quando você iniciou as atividades no Rotary Club de Paranaguá Rocio?

Juciane: Entrei como associada no Rotary Club de Paranaguá Rocio em fevereiro de 2014. Já conhecia a instituição porque no início dos anos 80 eu pertencia como associada ao Rotaract Club de Paranaguá Rocio

 

Folha do Litoral News: Em sua gestão como presidente quais foram as principais atividades?

Juciane: Foi uma gestão muito ativa, na qual realizamos inúmeras  ações. Realizamos o projeto Boa Visão fazendo exames de acuidade visual e, em parceria com a clínica oftalmológica e duas empresas, uma que fornece aros e outras que fornece as lentes, disponibilizamos óculos para crianças da rede municipal. O segundo projeto, “Destampe e Doe Amor”, acontece através aquisição de cadeiras de rodas com a campanha da arrecadação de lacres de latinhas. Iniciamos a campanha com quatro cadeiras doadas por amigos empresários e outras duas compramos só trocando por lacres e hoje nós já adquirimos 18 cadeiras. O terceiro projeto foi muito importante para o Club, pois envolveu toda a cidade e todas as mídias sociais, foi a 1.º Expoflor de Paranaguá, que foi um sucesso absoluto de vendas e repercussão. As pessoas nos perguntam quando nós iremos fazer a segunda exposição. Fizemos também duas edições de plantio de mudas de Pau-Brasil e de mudas de ipê, sendo que na primeira edição nós plantamos em áreas públicas e a segunda edição aconteceu no Colégio Evangélico Jerusalém.

 

Folha do Litoral News: Você é a primeira mulher a assumir a presidência do Rotary Club de Paranaguá Rocio. O que essa conquista representou para você?

Juciane: Ser a primeira mulher à frente de um clube fundado há 49 anos não é fácil. Foi desafiador, mas aos poucos fui totalmente envolvida e, devido ao fato de não ter prometido nada além de comprometimento e trabalho, tudo foi mais fácil. O clube me deu total apoio às decisões tomadas. Acredito que este seja o segredo do sucesso, a questão de ouvir, respeitar e tolerar. Este foi o maior aprendizado nesse período como presidente. Acredito que todo mundo deve passar por essa experiência, pois crescemos e aprendemos. Existem alguns momentos em que nos sentimos incapazes, mas no momento seguinte o club nos apoia. Foi uma gestão que emocionou em vários momentos, pois fizemos homenagens lindas e isso colaborou para o meu crescimento e fortalecimento como também do Club como um todo.

Folha do Litoral News: Como é a participação da comunidade em relação às atividades do Rotary?

Juciane: A comunidade tem nos ajudado de forma ativa e efetiva. A primeira campanha que nós fizemos "Destampe e Doe Amor", envolveu toda a comunidade, escolas, entidades e também o comércio. Todos unidos empenhados para juntar os lacres que são convertidos em cadeiras de rodas e o segundo maior envolvimento foi quando nós realizamos a primeira Expoflor. 

 

Folha do Litoral News: Os parnanguaras estão cumprindo seu papel de cidadão na questão da solidariedade?

Juciane: Acredito que sim, porque nós estamos vendo que cada vez mais pessoas estão aderindo a nossas campanhas, fazendo parcerias. Estão divulgando nosso trabalho e, inclusive, já escutei relatos de pessoas dizendo assim “Graças a Deus não preciso de uma cadeira de rodas, mas eu vou doar uma para vocês”. Outras pessoas falaram que estão juntando lacres porque já conhecem o projeto e sabem do objetivo. Isso mostra a conscientização da comunidade. Nossa sociedade está ficando mais humana e consciente. Como exemplo, podemos citar as escolas, muitas delas estão envolvidas nas campanhas com os estudantes juntando tampinha de garrafa e plantando árvores pensando no meio ambiente.

 

Folha do Litoral News: Quais as próximas ações realizadas pelo Rotary?

Juciane: No dia 22 de junho, vamos realizar o projeto Tampando Frestas, na Vila Santa Maria. Revestiremos as paredes da casa de uma família carente com chapas de caixas de leite. Dia 27 de junho, vamos realizar a festa junina conjunta com Rotary, Rotaract e Interact, às 20h, na Casa Grande Eventos, será uma confraternização de encerramento da gestão. Dia 28, vamos realizar o Fórum Pró-Juventude, no Colégio Estadual Maria de Lourdes Morozowski, a partir das 8h. Este fórum envolve palestrantes profissionais da área de Direito, comportamental, cidadania, ética entre outros. No dia  29 de junho, vamos fazer a segunda Etapa do Pró-Visão.

 

Folha do Litoral News: Fica o espaço para suas considerações finais.

Juciane: Quero deixar aqui registrado meu profundo agradecimento aos empresários que nos ajudaram financeiramente nessa gestão. A Débora Imóveis foi muito importante para mim nessa gestão, me apoiou e ajudou em tudo, ao meu clube e a todos os associados, aos empresários, ao comércio e entidades que fizemos parcerias. Sou grata a Deus porque se não fossem as bênçãos dele não teríamos conseguido fazer nada. Então muito obrigado a todos.


Colunistas