Connect with us

Entrevista

Oficial do 9.º BPM destaca importância da integração entre polícia e sociedade

Major Cristiano Stocco Rosa defende uma atuação mais próxima da comunidade

Publicado

em

Quando as forças de segurança caminham na mesma direção dos anseios da população, favorecendo a sensação de segurança das comunidades, é possível alcançar melhores resultados na luta contra a criminalidade. O Oficial de Logística do 9.º Batalhão de Polícia Militar,em Paranaguá, Major Cristiano Stocco Rosa, acredita nessa proximidade, tendo em vista que a Polícia Militar, em suas palavras “é o braço do Estado mais próximo da comunidade e mais desburocratizado para ser acionado”.

Nesta entrevista, o major destaca a importância das ações preventivas, os desafios encontrados em Paranaguá, o avanço obtido contra as "vazadas" e aborda a necessária parceria com os moradores em busca de uma sociedade melhor. Confira:

 

Folha do Litoral News: Quais desafios enfrentados para o fortalecimento da PM em Paranaguá nos últimos anos?

Major Stocco: A Polícia Militar, além de suas atribuições fundamentais, exerce outras funções que, direta ou indiretamente, influenciam no cotidiano das pessoas, seja atuando, orientando, colaborando com todos os segmentos da comunidade, atenuando conflitos e, por fim, buscando maior sensação de segurança, aumentando a qualidade de vida da comunidade. A Constituição Federal prevê que a Segurança Pública é um dever do Estado, porém, direito e responsabilidade de todos. Para o fortalecimento da Polícia Militar, é importante a colaboração da população, contribuindo de maneira ativa na segurança pública.

 

Folha do Litoral News: Qual avanço para conter as "vazadas" e criminalidade no acesso ao Porto de Paranaguá?

Major Stocco: O Estado age sempre de acordo com as demandas da população. Deste modo, a 1.ª Companhia de Polícia Militar desempenha operações específicas para o combate à "vazadas", furtos e roubos contra caminhoneiros em Paranaguá. Durante os últimos meses, foi realizada a Operação Safra, com o intuito de reduzir as "vazadas", e a Operação Caminhoneiro Seguro, com o objetivo de coibir delitos na faixa portuária, com foco especial aos crimes cometidos contra caminhoneiros. As duas operações apresentaram bons resultados, reduzindo os índices e, por fim, aumentando a sensação de segurança.

 

Folha do Litoral News: Qual a importância da Polícia Militar para a sociedade paranaense?

Major Stocco: A Polícia Militar do Paraná é a principal encarregada na preservação, manutenção e, se necessário, restauração da ordem pública. Porém, o papel da PM não é só combater o crime, a Polícia é, normalmente, o primeiro órgão que comparece em situações de emergência. Ainda, a Polícia Militar está em todos os municípios do Estado, prestando um serviço de excelência sete dias por semana, 24 horas por dia. Ainda, pode ser acionada através do número de emergência, 190, ou mesmo, por meio de um simples aceno de mão. Deste modo, percebe-se que é a instituição mais próxima da população e tem papel fundamental na qualidade de vida e sensação de segurança.

 

Folha do Litoral News: Quais seus projetos profissionais para o futuro?

Major Stocco: Penso que não seriam projetos profissionais, mais planos do Comando do 9.º BPM, tenente-coronel Biscaia. Seu comando pautado na valorização do homem-policial militar, buscando melhorias para a atuação deste, em meio à comunidade que ele mesmo vive, com o implemento de atividades de incentivo à atualização profissional, escalas justas, valorização daqueles que demonstram maior dedicação e ampliação das equipes que atuam nos municípios do litoral paranaense. A exemplo de Paranaguá, que a meta atual é possuirmos seis equipes atuando 24 horas por dia. Vale ressaltar que em 2019, conseguimos implementar, após 15 anos de buscas, a Patrulha Costeira, para atendimento às comunidades isoladas e locais de difícil acesso, como áreas ribeirinhas e insulanas. Hoje a cor cáqui da farda da Polícia Militar do Paraná está nesses locais, trazendo mais tranquilidade para essas comunidades.

 

Folha do Litoral News: Qual sua análise desta Operação Verão no que diz respeito à atuação da PM e as ocorrências atendidas?

Major Stocco: Na mesma velocidade que a criminalidade e a violência avançam em nosso País, o crime organizado ganha forças, principalmente com o tráfico de drogas, que, muitas vezes, é o gerador de diversos outros crimes tais como: homicídios, roubos, lesões corporais, ou ainda "vazadas", comuns em nossa cidade. Precisamos, além de leis mais rígidas, da união de todos os segmentos da sociedade e, em especial, do Poder Público para trabalhar sempre em interatividade com a população para enfim combatermos a marginalidade com mais presença. A PMPR apresenta uma atuação impecável no atendimento de ocorrências, não só durante a Operação Verão, como durante todo o ano. Porém, durante este período, contamos com um reforço fundamental no efetivo, o que oportuniza um emprego melhor dos recursos humanos e materiais.

 

Folha do Litoral News: Deixe sua mensagem à população.

Major Stocco: A Polícia Militar é o braço do Estado mais próximo da comunidade e mais desburocratizado para ser acionado. Como falamos anteriormente, basta um aceno de mão, um telefonema que rapidamente uma equipe de militares estaduais estará onde o cidadão precisa. Assim precisamos continuar. Tenham na Polícia Militar esse braço forte, busquem a proximidade dos policiais militares que vocês conhecem. Permitam que seus filhos conheçam e sejam amigos de um policial militar. E acreditem que cada um de nós deseja contribuir para uma sociedade melhor.

Continuar lendo