Logotipo

Voluntário aplica curso profissionalizante há 18 anos

05 de outubro de 2019

Projeto “Preparando jovens para o futuro” já formou mais de 500 profissionais

Compartilhe

No sábado, 5, às 19h30, acontece a formatura dos alunos que concluíram o curso de eletricista predial. O curso é oferecido gratuitamente, sendo realizado há 18 anos.

A entrega dos certificados será na 9.ª Igreja  Quadrangular, reunindo 16 formandos que agora poderão ser inseridos no mercado de trabalho. O curso é reconhecido e tem assinatura do engenheiro elétrico Ubiratan Carlos Chaves.

Todos os participantes cumprem uma carga horária de 30 horas em três meses com aulas semanais. O que diferencia o curso dos demais é a iniciativa voluntária do instrutor que já perdeu a conta do número de turmas que formou.

A ideia de oferecer uma instrução aos jovens residentes na Ilha dos Valares começou em 2001 através da iniciativa do técnico em eletricidade predial Aldeci da Silva Alexandre. Formado pelo SENAI em 1996, Aldeci se dedica há duas décadas na formação profissional de jovens e calcula ter entregue o certificado para cerca de 500 pessoas.

 Muitos jovens rstão atuando como eletrecista

“Fico muito orgulhoso ao ver que vários ex-alunos estão atuando no mercado de trabalho. São profissionais que foram absorvidos no mercado porque possuem conhecimento teórico e prático”, destacou o instrutor.

Sua maior satisfação é dar oportunidade para as pessoas que não têm condições de pagar um curso profissionalizante.

“Sempre atuei no voluntariado porque gosto de ajudar o próximo. Minha maior alegria é ver os alunos que aprenderam comigo exercendo a profissão. O curso é prático sendo que no primeiro dia de aula  eles já pegam na ferramenta. Essa turma que está se formando é a última deste ano. Novas matrículas serão abertas em fevereiro. Muitos acabam atuando na área mesmo durante o curso porque aprendem rápido. Todo o material usado nas aulas eu ganho através de doações de pessoas que já conhecem meu trabalho”, ressaltou ele, que também é guarda civil municipal desde 2006.

O profissional deste segmento realiza manutenção preventiva e corretiva no quadro de força, comandos elétricos e demais equipamentos de energia em prédios. Analisa as necessidades de troca e regulagem de peças e aplica testes de funcionamento.

 Curso é aplicado gratuitamente desde 2001

 


Colunistas