conecte-se conosco

Educação

Professora de Matemática dá dicas para o ENEM 2016

Domínio de interpretação de textos é fundamental para alcançar um bom resultado

Publicado

em

As provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) acontecem nos dias 5 e 6 de novembro. Dividido em dois dias, o exame conta com quatro provas objetivas, cada uma delas com 45 questões de múltipla escolha, além da redação. Matemática é a disciplina exigida juntamente com Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Redação, no segundo dia de prova.

Temida por muitos, a matemática exige muito mais que cálculos e fórmulas, os quais os estudantes precisam se esforçar para lembrar. As questões do Enem fazem o aluno raciocinar e interpretar, cada uma delas, com base em assuntos da atualidade. Por isso, é importante a preparação com antecedência para este que pode ser o passaporte para a universidade.

A professora de matemática, Andréia Maria Digiovanni Frumento, que está há 30 anos na área de educação, disse que a prova do Enem é muito diferenciada por trabalhar textos. “Não é simplesmente saber o cálculo matemático, é saber interpretar o que estão lendo para saber qual a matemática será usada para resolver aquela situação”, afirmou.

As maiores dúvidas dos alunos, segundo ela, é entender a questão e o que usar da disciplina para resolvê-la. “O Enem não usa o conhecimento que os alunos têm agora, eles vão usar o conhecimento que foi construído durante todos esses anos de escola. Por isso eles têm que fazer escolhas sobre o que será aplicado”, ponderou a professora.

 

DICAS

A primeira dica da professora Andréia para se sair bem na prova de matemática, que representa um quarto das questões totais do Enem, é rever os exames dos anos anteriores. “Eles fazem muito isso”, garantiu. O amplo acesso à Internet é outro facilitador que pode levar ao sucesso da prova. “Têm aulas prontas para o Enem na Internet, o que ajuda muito. Eles procuram e me trazem as dúvidas, o que é muito importante também. Essa troca com o professor é fundamental”, ressaltou.

Outra forma encontrada por ela para ajudar os alunos em sala de aula é fazer uma coletânea de exercícios que considera necessários para o estudo. “Discuto com eles cada exercício, pergunto quando eles viram aquele conteúdo, onde eles vão usar e o que eles precisam usar para resolver. Trabalhamos dessa forma e também os possíveis enganos, que são comuns no Enem. A prova costuma verificar se o aluno sabe trabalhar sempre nas mesmas grandezas. Se o exercício for resolvido rápido, com certeza terá alguma resposta para se confundir. É preciso parar para pensar bem antes de responder”, alertou Andréia.

Apesar de as questões do Enem relacionadas à matemática se constituírem em um apanhado de tudo aquilo que o aluno viu durante a sua vida escolar, a professora orientou o estudo da geometria e estatística, matérias que têm aparecido com frequência.

Quinta-feira que vem tem mais dicas pro ENEM. Aguardem!

Publicidade










Em alta

plugins premium WordPress