Logotipo

Primeira prova do Enem acontece no dia 4 de novembro

05 de outubro de 2018

Colégio Estadual Dr. Arthur Miranda Ramos promove aulões para preparar alunos nesta reta final

Compartilhe

As provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) estão chegando. Neste ano, elas acontecem em dois dias, 4 e 11 de novembro. Nesta reta final, os estudantes estão revisando os conteúdos e participando de aulões, nos quais os professores ajudam os alunos a tirar as últimas dúvidas e fazer a revisão final.

O Colégio Estadual Dr. Arthur Miranda Ramos tem realizado aulões como este aos sábados à noite para os cerca de 80 alunos matriculados no 3.º ano do Ensino Médio. A diretora Iara Maria Rosa do Amaral garantiu que, apesar do dia e do horário, os jovens têm participado e demonstrado interesse para ter um bom desempenho.

“Próximo do Enem fazemos esses aulões com todas as disciplinas. O professor planeja sua aula como se fosse um cursinho. Os nossos alunos do 3.º ano já estudam no período noturno e estão dando o exemplo e vindo também aos sábados”, explicou a diretora.

Segundo Iara, a maior insegurança dos estudantes é com a redação, cujo tema será descoberto no primeiro dia de prova. “Acredito que a maior dúvida é com relação ao tema da redação. Os alunos gostaram muito da divisão dos dias de provas neste ano, porque em dois dias fica menos cansativo para ver todas as disciplinas”, ressaltou a diretora.

Para ela, é fundamental que a escola ofereça meios para que o adolescente possa se interessar pelos estudos nesta etapa. “A gente trabalha muito com o incentivo aos alunos. Falamos da importância do Enem, promovemos palestras com profissionais que são ex-alunos, destacando que é preciso ter um objetivo. A gente também se dispôs a fazer a inscrição deles para o Enem, para ajudá-los, e vimos que, com isso, aumentou o interesse”, destacou Iara.

Um balanço do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) apontou que há 5,5 milhões de inscrições confirmadas. Neste mês, em data ainda não confirmada, o Inep irá divulgar os locais de prova.

Colégio Estadual Dr. Arthur Miranda Ramos tem realizado aulões aos sábados à noite

PRIMEIRO DIA DE PROVA

O primeiro dia de prova é voltado para as áreas de Linguagens (45 questões), Ciências Humanas (45 questões) e redação. No texto dissertativo-argumentativo será observado o domínio da norma culta da língua escrita, a compreensão da proposta, capacidade de relacionar e interpretar informações e saber defender seus argumentos diante do tema. A duração de toda a prova será de 5h30, com início da prova às 13h30. Os portões estarão abertos das 12h às 13h.

SEGUNDO DIA DE PROVA

No segundo domingo de prova, 11 de novembro, os estudantes terão que responder questões de Ciências da Natureza (45 questões) e Matemática (45 questões). A duração será de 5h, com início da prova também às 13h30. Os portões ficam abertos no segundo dia de prova das 12h às 13h.

Colunistas