conecte-se conosco

Educação

Prefeitura entrega mais 150 mesas digitais para as escolas do município

Evento contou com a participação de alunos da rede municipal de ensino para receber a novidade

Publicado

em

A Prefeitura de Paranaguá realizou na terça-feira, 24, no Ginásio de Esportes Joaquim Tramujas, a entrega de mais 150 mesas digitais para serem utilizadas no aprendizado de alunos da rede municipal de ensino. A novidade faz parte dos eventos comemorativos do aniversário de 370 anos de Paranaguá. Os equipamentos já estão sendo utilizados na rede, que já recebeu, neste ano, 130 unidades.

As mesas possuem diversas atividades como jogos que contribuem para o raciocínio lógico dos alunos. Crianças de diversas escolas municipais estiveram presentes no ginásio para acompanhar a entrega dos equipamentos e também para utilizá-los após o cerimonial junto com seus diretores e professores.

“Mesa auxilia na alfabetização, com jogos para percepção, orientação, coordenação motora e capacidade auditiva”, afirmou a secretária de Educação, Vandecy Dutra

O prefeito de Paranaguá, Marcelo Roque, destacou que as mesas digitais representam mais qualidade para o ensino. “A Secretaria de Educação, nossa equipe e professores estão fazendo um trabalho excelente, entenderam nossa forma de administrar e os investimentos também estão aí para ajudar, também já fizemos a valorização dos profissionais. As mesas digitais são um diferencial, já trouxemos 130 e agora mais 150 unidades”, relatou Marcelo Roque.

Segundo o prefeito, em um ano e meio de gestão a área da educação sempre foi uma de suas prioridades. “Investir em educação é investir no nosso futuro. As prioridades de qualquer gestor devem ser sempre a saúde, a segurança e a educação. Não podemos fugir dessas três pastas tão importantes. Tenho certeza de que o IDEB vai aumentar no ano que vem, pela qualificação dos nossos profissionais e a infraestrutura que estamos dando”, afirmou o prefeito.

Prefeito Marcelo Roque destacou que professores, diretores e equipe da Semedi estão fazendo um trabalho excelente

As mesas digitais possuem jogos que, de forma lúdica, podem colaborar com a alfabetização e interação com a tecnologia. “Hoje, as crianças já nascem teclando e este é um equipamento importante por ensinar através de brincadeiras. Temos relatos de que em outros municípios onde elas são utilizadas o resultado é efetivo. O planejamento está sendo feito de acordo com o que precisa na educação”, ressaltou Marcelo Roque.

Crianças aprovaram o equipamento que ensina de maneira lúdica

EDUCAÇÃO ESPECIAL

A secretária municipal de Educação e Ensino Integral, Vandecy Dutra, explicou que cada escola poderá contar com uma média de quatro a cinco mesas digitais, de acordo com o número de alunos. Crianças da educação especial também serão beneficiadas pelo equipamento. “A mesa auxilia na alfabetização, com jogos para percepção, orientação, coordenação motora, capacidade auditiva. São jogos que estimulam também as crianças com deficiência porque todas as escolas com salas especiais também receberam. Crianças até os cinco anos podem fazer uso de jogos e, por isso, as mesas podem ajudar em todos os momentos”, frisou Vandecy.

Público presente pôde conferir de perto a novidade

Os resultados da utilização dos equipamentos já foram percebidos, por exemplo, na escola municipal “Professora Maria José Henrique Tavares”. “Eles estão utilizando no laboratório de informática na parte de raciocínio lógico, para a rapidez, a flexibilização mental para resolução de problemas. O retorno a médio e longo prazo será bastante significativo”, reiterou Vandecy.

Educação já recebeu 130 mesas neste ano para auxiliar no aprendizado

DIFERENCIAL

A secretária disse ainda que é fundamental que a tecnologia esteja inserida no processo educacional. “É um diferencial para o município, porque as crianças hoje já nascem com a tecnologia e levando para a escola alia, ele nem percebe o quanto está aprendendo, pois quando se joga sozinho, joga apenas por jogar e quando é uma atividade direcionada e apoiada por um mediador, que é o nosso professor, o desempenho é melhor”, concluiu Vandecy.

Continuar lendo
Publicidade

Em alta