conecte-se conosco

Educação

Cônsul do Paraguai apresenta convênio para cursos de graduação

Representantes da área da educação participaram de reunião na Folha do Litoral News

Publicado

em

O cônsul do Paraguai, Edgar Patiño Guerrero, esteve na tarde de quinta-feira, 31, participando do “Café com Lideranças” da Folha do Litoral News, que promove um encontro com autoridades e personalidades de destaque para uma conversa informal sobre a região. Na ocasião, foi recepcionado pelos diretores, Antonio Saad Gebran Sobrinho e Jacqueline Guimbala. 

Guerrero conversou com representantes da área de educação de Paranaguá, dentre os quais a secretária Municipal de Educação de Paranaguá, Vandecy Dutra, a chefe do Núcleo Regional de Educação de Paranaguá, Selma Meira, a gestora do Colégio Bom Jesus, Mônica Krzyzanovski Pallú, a diretora do Colégio Jerusalém, Mirian Alves. Durante a conversa foi explicada a oportunidade de formação nas Universidades Federais do Paraguai. “O Consulado da República do Paraguai em Paranaguá vem, por meio da Direção de Relações Culturais e de Turismo do Ministério de Relações Exteriores, divulgar aos jovens estudantes parnanguaras e do litoral paranaense o convênio cultural Paraguai-Brasil que estará ofertando para estudantes estrangeiros vagas para ingressar no ano letivo de 2018 em cursos de graduação nas universidades Nacionais do Paraguai”, explicou o cônsul, informando que as inscrições encontram-se abertas até o dia 10 de novembro.


Convênio está ofertando para estudantes vagas para ingressar em cursos de graduação nas Universidades Federais do Paraguai

A secretária Municipal de Educação de Paranaguá, Vandecy Dutra, destacou a importância da parceria para a formação dos alunos. “Esta é uma parceria entre o Paraguai-Brasil e, consequentemente, Paranaguá é beneficiada pois se está trazendo esta oportunidade para os nossos jovens, a oportunidade de fazer um curso superior no Paraguai, em cinco universidades federais do vizinho País. Isso é de extrema importância, pois além de fortalecer esta parceria, traz os nossos jovens formados para prestarem um serviços de qualidade em nosso município. É o início de uma caminhada que trará bons frutos”, destacou Vandecy.

A chefe do Núcleo Regional de Educação de Paranaguá, Selma Meira, também falou sobre esse benefício. “Hoje percebemos que o acesso de alunos da educação básica da rede estadual às universidades acontece com mais frequência nas universidades pagas. As universidades muitas vezes se tornam distantes para muitos alunos da escola pública”, destaca. “Mas trazer esta oportunidade de acesso ao Ensino Superior a alunos que encontram toda essa dificuldade deve contribuir não só no mercado do trabalho, mas para a realização de cada jovem que tem seus sonhos e muitas vezes financeiramente não possuem o poder aquisitivo para acompanhar o que queriam fazer”, destacou Selma.

 


Parceria estará disponibilizando acesso a estudantes aos cursos de graduação em 5 universidades do vizinho país 

 

A gestora do Colégio Bom Jesus, Mônica Krzyzanovski Pallú, destacou que é uma oportunidade a mais aos estudantes. “Esta é uma oportunidade importantíssima para os nossos alunos, e pela manhã antecipei a eles que estaria participando desta reunião, eles ficaram extremamente interessados, vemos que vem ao encontro dessas melhorias que a região necessita”, destaca Mônica.

A diretora do Colégio Jerusalém, Mirian Alves, destacou a oportunidade que jovens da cidade podem ter em realizar um curso superior fora do País. “Hoje, em tempos de globalização, os nossos jovens são do mundo. Vemos que já existe uma procura. Muitos vão para o Paraguai para tentar o curso de Medicina em escolas privadas e, agora, com essa parceria com instituições públicas, o custo diminuiu e se abre mais possibilidades para que eles possam se manter lá. Portanto, que eles possam ir e voltar, trazendo o retorno para a cidade”, disse Mirian.

O secretário municipal de Cultura e Turismo, Harrison Camargo, afirmou que a troca de experiências se dá na área educacional e também cultural. “É muito importante essa ação porque abre um leque maior de possibilidades aos nossos jovens, é uma cultura nova a dos nossos vizinhos paraguaios, isso é de muita valia aos nossos jovens e espero que eles aproveitem. Acredito que este início da ação será um grande sucesso”, avaliou Harrison.

 


Antes da reunião, cônsul do Paraguai conversou com mais de 50 pessoas que estão interessadas nos cursos

 

As pessoas interessadas em informações sobre os cursos, os requisitos e a documentação exigida devem encaminhar e-mail para o endereço: [email protected], ou pessoalmente no Consulado Paraguaio, localizado na Rua Marechal Floriano, 747 – Bairro Oceania – telefone (41) 3423-2880. 

 

 

Publicidade


Em alta