Logotipo

Colégio Vila Militar fará cerimônia para assinatura de contrato da nova unidade em Paranaguá

18 de outubro de 2019

"A educação cívico-militar será um plus, um complemento às disciplinas normais de qualquer colégio", afirma o diretor-comandante do CVM Paranaguá, tenente Zenildo

Compartilhe

Instituição de ensino terá capacidade para 385 alunos por turno

No sábado, 19, uma solenidade será realizada para a assinatura do contrato da nova unidade do Colégio Vila Militar (CVM) que funcionará em Paranaguá no ano letivo de 2020. O evento acontece no Sesc Paranaguá, localizado na Rua Domingos Peneda, 947, Estradinha, com início às 10h. O colégio funcionará onde ficava localizada a antiga Escola Monte Sião, no bairro São Vicente, próximo ao 9.º Batalhão da Polícia Militar do Paraná (9.º BPM/PMPR), na Avenida General Ivan Jejuhi Afonso da Costa, 626. Segundo a direção, a unidade terá base filosófica fundada na disciplina, hierarquia e responsabilidade.

Fundado em 2018, o Colégio Vila Militar conta com unidades em Curitiba, Ponta Grossa, Maringá e Francisco Beltrão, e expandirá em 2020 para Campo Mourão e Paranaguá, com expectativa de ter matriculados cerca de 3 mil alunos. O CVM de Paranaguá terá capacidade para 385 alunos por turno e funcionará sob a gestão do diretor-comandante tenente Zenildo Caetano das Neves, que atuou durante 35 anos na Polícia Militar em Paranaguá e no litoral, algo que será feito junto à direção pedagógica.

"Esse projeto do CVM em Paranaguá já estava em gestão há algum tempo e agora começa a se tornar realidade. Teremos o lançamento oficial do colégio no Sesc, no sábado, 19, e haverá o início prático no ano letivo de 2020 com todas as séries até o 1.º ano do Ensino Médio", afirma o tenente Zenildo. Segundo o diretor-comandante, a Associação da Vila Militar, que foi fundada por militares, dependentes e pensionistas, fundou há alguns anos o Colégio Vila Militar que foi um sucesso e expandido para outras cidades. "Fora da capital, ou até mesmo em Curitiba, fazemos pelo sistema de parcerias. A Vila Militar, através da sua diretoria de ensino e do CVM em Curitiba, entra com a marca, o método de trabalho, uniforme e filosofia, típicos dos colégios militares, e a escola parceira entra com as instalações físicas, coordenação pedagógica e toda a administração escolar", explica, ressaltando que a CVM terá uma direção pedagógica e militar.

Tenente Zenildo afirma que o nome da nova unidade do litoral será Colégio Vila Militar Paranaguá. "O local onde funcionará o CVM está passando por uma reestruturação, mudança de layout, de maneira que fique com a cara do colégio militar", explica. "Contrataremos militares para a parte das instruções cívico-militares, mas queremos deixar bem claro que não será um campo de concentração. Pelo contrário, observamos nas unidades do CVM no Paraná, inclusive algo salientado em simpósio recente pelos diretores, a dedicação dos alunos. É uma boa novidade para a nossa cidade", explica.

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO

Unidade de Paranaguá terá espaço moderno com filosofia de ensino do CVM devendo abrigar 385 alunos por turno (Foto: Divulgação)

"O CVM possuirá um projeto aprovado pela Secretaria de Educação. A educação cívico-militar será um plus, um complemento às disciplinas normais de qualquer colégio. O aluno terá um uniforme, a identificação da sua série, seu nome, e eles passam a ser responsáveis pela entrada em forma, pela conferência, enfim, eles ser tornarão mais responsáveis e observadores das normas do CVM. Aqueles que forem matriculados e se adaptarem a este novo modelo serão felizes, tenho certeza", afirma o tenente Zenildo.

"Neste primeiro momento faremos o lançamento oficial do CVM. Na sequência, faremos a reserva das matrículas com um cadastro inicial e iremos montando o número de alunos no ano letivo de 2020", salienta o diretor-comandante. Segundo ele, estão sendo feitos processos junto aos entes responsáveis pela educação no município e Estado para acertar os últimos detalhes para o próximo ano. "Divulgaremos em breve todo o cronograma de matrículas", explica. "Convidamos para quem quiser estar presente na solenidade do Sesc no sábado que venha nos conhecer, saber mais da filosofia do Colégio Vila Militar, bem como convidamos as autoridades do município", ressalta o tenente Zenildo.

"Para mais informações e agendamento de visitas ao Colégio Vila Militar de Paranaguá, entre em contato pelos telefones (41) 3423-6300 e (41) 3722-3699 ou WhatsApp: (41) 98481-4179. Os interessados em receber o edital de matrículas, devem fazer uma pré-inscrição no link https://docs.google.com/forms/d/1QBBXBXHsYcYacl-HTPPHN5xHx680fvwQwS8vbAnm4bE/viewform?edit_requested=true", informa a assessoria do Colégio Vila Militar no Paraná.

 

 


Colunistas