conecte-se conosco

Educação

CMEI Mário Roque celebra o Dia do Patrono

Marcelo Roque falou da vida e dos ensinamentos deixados pelo pai

Publicado

em

O Centro Municipal de Educação Infantil Mário Roque, localizado no bairro Porto Seguro, comemorou na manhã de terça-feira, 29, o Dia do Patrono. Cerca de 100 pessoas estiveram presentes na solenidade, dentre as quais membros da comunidade e autoridades, além de familiares do homenageado.

A cerimônia foi aberta com as bênçãos do padre André Buchmann de Andrade, na sequência houve a audição dos hinos do Brasil e de Paranaguá. A mesa foi composta pelos familiares do patrono, os  filhos Marcelo Roque, Marcus Roque e Etelvina Roque; a primeira-dama do município, Amanda Roque, e o vice-prefeito Arnaldo Maranhão.

A diretora do estabelecimento, professora Cristiane Gonçalves Martins dos Santos, ao fazer uso da palavra agradeceu a presença da comunidade e dos familiares. “Nós fizemos um breve apanhado das obras mais importantes e destacamos o Aeroparque, que foi um sonho realizado, e a Praça de Eventos que hoje leva seu nome, uma obra que mudou a cidade impulsionando o turismo. Hoje estamos muito felizes por estarmos aqui juntamente com os familiares celebrando este momento tão importante para todos nós”, destacou.

A secretária Municipal de Educação, professora Vandecy Dutra, recordou a gestão do ex-prefeito. “Mário Roque foi um político à frente de seu tempo e deixou marcas em todos os segmentos, em especial na educação, além de sempre ter valorizado muito o funcionalismo”, apontou.

O vice-prefeito, Arnaldo Maranhão, ao fazer uso da palavra fez um breve retrospecto de sua vida ligada ao saudoso prefeito. “Falar do Roque é fácil, pois nós tivemos uma estreita convivência por muitos anos. Em várias oportunidades estivemos juntos trabalhando, desde o meu primeiro mandato, que iniciou em 1997 na Câmara de Vereadores, quando ele também foi eleito para seu primeiro mandato como prefeito. O Roque foi uma pessoa que muito lutou por Paranaguá e hoje o Marcelo continua com esse propósito tornando a cidade melhor para todos”, ressaltou.

O presidente da Câmara Municipal, Marcus Roque, ao falar do seu pai relembrou a trajetória da família. “Meu pai nasceu em Angola e chegou a Paranaguá com a família com o objetivo de trabalhar. A princípio começou como jogador de futebol, depois passou por outras atividades até chegar à vida política. Ele batalhou muito por Paranaguá, amou nossa terra muito mais que várias pessoas que são daqui e às vezes não dão valor. Realizou obras que hoje são utilizadas por todos, e hoje estamos aqui nesse dia especial recordando sua vida e seus feitos. É um momento de grande emoção para todos”, destacou. 

O prefeito Marcelo Roque, em seu pronunciamento, parabenizou a direção do estabelecimento pelo trabalho e falou da vida e das obras deixadas por seu pai. “Hoje nossa família está envolvida na política, mas tudo começou através da motivação de amigos, pois meu pai não pretendia ser político. Ele se candidatou em 1992 porque foi incentivado e acabou sendo o vereador mais votado e presidente da Câmara. Em 1996, teve 60% dos votos válidos e se elegeu prefeito fazendo um trabalho marcado pelo resgate da cultura e do amor pela cidade. Tudo que somos hoje devemos a ele, pois sempre se esforçou muito para criar os filhos. Fomos criados na simplicidade, mas com muito amor. Recebemos uma educação baseada no que é mais importante na vida, como o trabalho e o respeito”, enfatizou.

A mãe de aluno, Luciana Furtuoso, encerrou a cerimônia parabenizando a prefeitura pelos trabalhos realizados na educação. Ela elogiou o bom atendimento realizado no Centro Municipal de Educação Infantil Mário Roque. O estabelecimento atende 140 crianças.

Continuar lendo
Publicidade

Em alta