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Educação

Circuito Científico reúne diversos trabalhos no Colégio Morozowski

Estudantes do Ensino Médio apresentaram projetos envolvendo todas as disciplinas

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O Colégio Estadual Professora Maria de Lourdes Morozowski realizou na manhã de quarta-feira, 19, o Circuito Científico 2018. Estudantes do Ensino Médio desenvolveram mais de 20 projetos sobre assuntos diversos como eletricidade, drogas, HPV, sexualidade, agrotóxicos e outros temas com enfoque local. 

As atividades foram trabalhadas em sala de aula ao longo das últimas quatro semanas com todas as disciplinas. Os projetos também foram apresentados em banner envolvendo introdução, objetivo, metodologia,  resultados e discussão. 

Energia elétrica através da mecânica foi um dos temas abordados

Os professores Nilson Mariano e Antônio Gervasi trabalharam o tema ‘Análise de solo e vestígios arqueológicos no espaço geográfico da escola’, fazendo com que os estudantes conhecessem mais sobre a qualidade do terreno do estabelecimento escolar. “Realizamos pesquisas e investigações teóricas. Depois realizamos coleta dos materiais de forma prática através de escavações”, destacou o professor Nilson Mariano.  

Projeto analisou os vestígios arqueológicos no terreno do colégio

A professora Nádia Sermanovicz abordou sobre o impacto do agrotóxico na saúde. Os estudantes apresentaram vários tipos de alimentos e explicaram as formas corretas de lavagem e os malefícios dos agrotóxicos. O estudante Arialdo Filho, de 17 anos, do 3.º ano, contou que aprendeu muito sobre o mal e bom uso desse recurso.

“Pudemos observar que o uso dos agrotóxicos está relacionado com muitas doenças. Aprendemos que o consumo de alimentos saudáveis deve estar sempre em primeiro lugar”, contou. 

Os estudantes Juan e Arialdo apresentaram o projeto científico ao público

O diretor do colégio, professor Carlos Eduardo Tavares (Caiaka), ressaltou que o circuito científico é importante porque exige que o aluno pesquise sobre o tema, conciliando a teoria com a prática. “Com isso, ele aprende mais, pelo fato de ir além dos conteúdos repassados em sala de aula. Através do apoio oferecido pelos professores e o incentivo dos pais ele ganha motivação para que continue se dedicando e sempre aprendendo mais”, explicou.

A professora Nádia com os estudantes do 3.º ano. Questão da saúde foi ressaltada

De acordo com o professor e diretor auxiliar Marcelo Fiatkoski, os trabalhos apresentados tiveram um excelente nível. “Ganhamos muito,  nossos estudantes se dedicaram à pesquisa, aprenderam a usar a Internet de forma produtiva. Aprenderam sobre o respeito às diferenças étnicas e religiosas e também que devemos receber nossos irmãos refugiados de braços abertos. Parabenizo todos pela participação, dedicação e acima de tudo pelo entendimento que a escola é, e deve ser o espaço que questiona, incentiva e colabora com a formação acadêmica e social”, destacou Fiatkoski. 
 

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