conecte-se conosco

Educação

Alunos do curso Defensoras e Defensores Populares realizam oficinas comunitárias

As equipes escolheram trabalhar um tema que foi comum às demais equipes: violência doméstica (Foto: Defensoria Pública do Estado do Paraná)

Publicado

em

O curso é uma realização do Núcleo de Cidadania e Direitos Humanos (NUCIDH), em parceria com o IFPR

Alunos e alunas do curso de Formação Inicial e Continuada (FIC), Defensoras e Defensores Populares de Paranaguá, realizaram oficinas comunitárias em espaços públicos da cidade. Sendo parte do processo de avaliação dos estudantes, bem como um meio de inseri-los como agentes transformadores (defensores populares) na comunidade, a realização dessas oficinas comunitárias surgiu para demonstrar competência, difundindo informações sobre direitos humanos à comunidade, bairros, e movimentos sociais populares.

Nesse sentido, foi proposto que as oficinas fossem realizadas em locais públicos, se possível com apoio de instituições como escolas, CRAS, igrejas, ONGs e movimentos sociais populares. Foram indicados assuntos já trabalhados em sala de aula como tema de discussão nessas oficinas, que foram: Direitos Humanos, Direito das Mulheres, Violência Doméstica ou Violência de Gênero.

A pedagoga Sandra Campos de Lima acompanhou os alunos diretamente e falou sobre o curso. “Tem sido uma experiência gratificante, trabalhar com alunos, com essa faixa etária, pelo fato do retorno ser mais rápido e direto também. São mães, pais e avós, que voltaram aos seus estudos (EJA), por diversos motivos e, nessa etapa da vida, encontram diversas dificuldades e desafios, isso acaba refletindo em nossa sala de aula aqui no IFPR” explica Sandra.

As equipes escolheram trabalhar um tema que foi comum às demais equipes: violência doméstica; pois sentiram a necessidade de falar sobre esse assunto tão latente e intenso na sociedade, sensibilizados pelas notícias dos jornais que recentemente relataram casos de feminicídios ocorridos de forma tão brutal, que por muitas vezes visto pela sociedade como algo normal, “briga de casal”, e por ser um assunto tão real em seus bairros.

“Nosso intuito como educadores é que esses alunos concluam o curso com essa consciência, de solidariedade, empatia, críticos, conscientes que podem ser agentes transformadores do meio onde vivem, e podem compartilhar tudo isso em seus bairros e comunidades”, esclarece Sandra.

 “Trabalhar com esses alunos, essas oficinas, é algo que já estamos fazendo desde o ano passado e estamos aprendendo muito, com eles e eles conosco. Pois o nosso objetivo como educadores é aplicar uma educação emancipadora e inserir esses educandos na sociedade de maneira crítica e independente”, destaca Sandra.

O curso Defensores e Defensoras Populares é uma realização do Núcleo de Cidadania e Direitos Humanos (NUCIDH), em parceria com o Instituto Federal do Paraná (IFPR), campus Paranaguá, sendo realizado na modalidade FIC-Proeja (Formação Inicial Continuada e Jovens e Adultos), e possui como metodologia a educação popular, buscando o objetivo de formar defensores populares que possam replicar a temática dos direitos humanos em suas comunidades. O curso é anual, com aulas às segundas e quartas-feiras, das 13h30 às 17h30.

Fonte: Defensoria Pública do Estado do Paraná

 

Continuar lendo
Publicidade










Em alta

plugins premium WordPress